fbpx

Cult

Filmes capixabas serão exibidos em plataforma norte-americana

Cinelimite exibe um programa mensal de filmes produzidos no Espírito Santo em programação gratuita a partir desta terça-feira (20)

Publicado

em

Uma seleção de noves filmes cobrindo quase 100 anos de cinema produzido no Espírito Santo será exibida a partir dessa terça-feira (20) no Cinelimite, plataforma online dedicada a expandir a presença do cinema brasileiro nos Estados Unidos. A exibição nomeada “O mundo visto e sonhado – Uma coleção de filmes do Espírito Santo” apresenta um panorama do cinema capixaba através da iniciativa da preservação. Esta é a primeira exibição de uma plataforma internacional dedicada ao cinema do estado.

Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975) de Orlando Bomfim, netto. (Foto: Divulgação)

Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975) de Orlando Bomfim, netto. (Foto: Divulgação)

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os nove filmes programados, com curadoria do realizador e produtor capixaba Vitor Graize, desenham uma trajetória de pioneirismos do cinema capixaba em que se destacam as iniciativas de Ludovico Persici, na década de 1920, e da geração do movimento de cinema amador na década de 1960.

Descobertas somente nos anos 2000, mas filmadas há quase cem anos, as imagens de Persici receberam, após a restauração coordenada pela Secretaria de Cultura (Secult) e pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), o título de Cenas de Família, embora apresentem uma variedade de situações, paisagens e personagens ao longo de uma viagem de trem pelo interior do Espírito Santo. Acompanhando a mostra, o cinema do estado será analisado em um artigo do professor e cineasta Erly Vieira Jr.

Entre os filmes apresentados, também estão duas obras de Orlando Bomfim, netto produzidas nos anos 1960: Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975) e Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978). Estes documentários integram a coleção do cineasta restaurada em 2017 pelo projeto Acervo Capixaba, com coordenação de Marcos Valério Guimarães e apoio do Funcultura.

Além dos longas, a mostra apresentará um ciclo de curtas do final da década de 1960, em que participaram cineastas como Ramon Alvarado, Antonio Carlos Neves, Paulo Torre e Luiz Tadeu Teixeira. O documentário Cirurgia do coração no Espírito Santo (1967), de Ramon Alvarado, foi recentemente digitalizado pelo projeto Acervo Capixaba, e será exibido pela primeira vez em sua versão em formato digital.

Outras três realizações que se destacaram em três décadas diferentes, ajudando a posicionar o Espírito Santo no mapa do cinema brasileiro completam o programa: A lenda de Proitner (1996), de Luiza Lubiana, No princípio era o verbo (2005), de Virgínia Jorge, e Das águas que passam (2016), de Diego Zon. Um artigo da pesquisadora Kênia Freitas sobre o cinema da cineasta Castiel Vitorino e uma entrevista com o realizador Diego Zon completam essa parte do programa.

Para fechar a seleção, um artigo do curador sobre o movimento de cinema amador e um texto inédito da cineasta e gestora cultural Margarete Taqueti dissecam a mostra. A programação tem o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e dos realizadores e detentores de direitos sobre as obras exibidas.

Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978) de Orlando Bomfim, netto. (Foto: Divulgação)

Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978) de Orlando Bomfim, netto. (Foto: Divulgação)

Os filmes poderão ser assistidos, com legendas em inglês, gratuitamente por 30 dias no site www.cinelimite.com.

Confira a programação:

Cenas de família (1926), de Ludovico Persici (do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo)

Cirurgia do coração no Espírito Santo (1967), de Ramon Alvarado, recentemente digitalizado pelo projeto Acervo Capixaba da Pique-Bandeira Filmes com apoio do Funcultura

Kaput (1967), de Paulo Torre

Ponto e vírgula (1969), de Luiz Tadeu Teixeira

Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975), de Orlando Bomfim, netto

Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978), de Orlando Bomfim, netto

A lenda de Proitner (1996), de Luiza Lubiana

No princípio era o verbo (2005), de Virgínia Jorge

Das águas que passam (2016), de Diego Zon


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui