Coluna Vitor Vogas
Relação na vala: Euclério e Arnaldinho brigam feio por obra da chuva
Os dois aliados de Casagrande protagonizaram um desentendimento sério neste domingo (4), com direito a bate-boca em um grupo formado por prefeitos capixabas no Whatsapp. Estopim da briga foi a abertura de um valão
Não convide para o mesmo evento (ou melhor, para o mesmo grupo de Whatsapp) os prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), e Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Os dois protagonizaram um desentendimento sério neste domingo (4), com direito a bate-boca diante de plateia ilustre, em um grupo formado por prefeitos dos municípios capixabas no aplicativo de mensagens. O motivo da cizânia foi a obra de abertura de uma vala para escoamento da água da chuva em uma localidade situada na divisa entre os dois municípios da Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, por volta das 18h30, intitulado “Nota de Repúdio”, Euclério acusou a Prefeitura de Vila Velha de ter realizado a intervenção indevidamente, colocando em risco inclusive os moradores das duas cidades. Ele classificou a ação como “invasão”, acrescentando termos como “desrespeito” e “irresponsabilidade”.
O prefeito disse acreditar que Arnaldinho não estivesse ciente daquilo nem que tivesse autorizado a abertura da vala. Declarou, ainda, que levaria o caso ao conhecimento do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, para tomada das providências necessárias, identificação e responsabilização dos envolvidos.
Do Instagram, a polêmica migrou para o Whatsapp. Em um grupo intitulado “Governo – Prefeitos 2021”, do qual Arnaldinho também participa, Euclério enviou o mesmo vídeo, às 19h56.
O prefeito de Vila Velha não deixou por menos. Trocando a capa de chuva pela carapuça, contra-atacou Euclério. A coluna teve acesso a prints da discussão. Arnaldinho chega a dizer que o prefeito de Cariacica “precisa estudar” e que não vai se criar com ele. Euclério rebate que, no vídeo, ainda foi respeitoso com Arnaldinho, embora o prefeito de Vila Velha não mereça.
“Primeiro você precisa estudar e entender que ali não é Cariacica, segundo se você e sua equipe fizesse (sic) o dever de casa correto igual falou pela manhã com todos lá na rua, Vila Velha não precisaria estar ali para solucionar um problema que poderia prejudicar Cariacica e Vila Velha. Conte a verdade, comigo você não se cria rapaz”, escreveu Arnaldinho, às 20h11.
“Trabalha com a verdade que fica mais bonito. Tenho as fotos e os vídeos. E ainda fui respeitoso com você apesar de você não merecer. Mas o Ministério vai dizer quem está falando a verdade”, retrucou Euclério, às 20h51.
Em resumo, Arnaldinho chamou Euclério de aluno que não faz o dever de casa e tira nota baixa em Geografia. Euclério chamou Arnaldinho de aluno que desrespeita os colegas, e levou o caso à Coordenação Pedagógica. E um chamou o outro de mentiroso.
Como se pode ver, a mesma chuva que ameaça arrastar barracos também está erguendo outros na Grande Vitória. E está ajudando a desmoronar a relação política e pessoal entre os prefeitos da segunda e da terceira cidades mais populosas do Espírito Santo.
O vídeo de Euclério
Euclério gravou o vídeo que detonou a briga em seu gabinete na Prefeitura de Cariacica, às 18h35
O prefeito relatou que, em 2013, foi feita uma obra de drenagem no bairro Caçaroca, em Cariacica (na divisa com Vila Velha e bem próximo a Viana) porém as manilhas agora se encontram parcialmente entupidas. Segundo ele, é preciso realizar trabalhos de desassoreamento no local, mas, em razão das fortes chuvas neste domingo, a equipe técnica da Prefeitura de Cariacica preferiu adiar o início para esta segunda-feira.

A Vala da Discórdia
“Agentes da Prefeitura de Cariacica e da Defesa Civil levaram duas máquinas para fazer trabalhos de desassoreamento, mas, como o dia estava muito chuvoso, deixaram para fazer o trabalho no dia seguinte. Caso essa barragem seja rompida, pode alagar parte de Cariacica, no bairro Jardim Botânico, e parte de Vila Velha, em Cobilândia.”
Em seguida, Euclério acusou uma “invasão” por parte de agentes da Prefeitura de Vila velha:
“Agora, quando nos retiramos, fui surpreendido com a notícia de que um servidor da Prefeitura de Vila Velha invadiu a região junto com a Guarda Municipal de Vila Velha e, com alguns moradores de Viana, abriram um valão, que pode se romper, arriscando a vida de moradores de Vila Velha e de Cariacica, e isso nós não podemos permitir. Essa invasão pode ceifar vidas e gerar prejuízos incalculáveis à população dos dois municípios.”
Chamando a intervenção de “aberração”, Euclério foi ambíguo quanto ao envolvimento de Arnaldinho no episódio:
“A minha preocupação é porque é um momento de união e de solidariedade. E algumas pessoas – eu quero acreditar que é sem o consentimento do prefeito Arnaldinho, de Vila Velha, que vem trabalhando muito em sua cidade – fizeram essa aberração no município de Cariacica.”
O prefeito afirmou que não permitirá que casos assim se repitam e que coibirá esse tipo de atitude:
“Cariacica não vai permitir que isso ocorra. Essa falta de respeito e essa irresponsabilidade nós estamos comunicando ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. As equipes que entraram em Cariacica não têm esse poder de polícia aqui na nossa cidade. Eu quero acreditar que isso não se repita mais, porque eu defendo esta cidade, se for preciso, com a minha vida e vou coibir esse tipo de atitude aqui em Cariacica.”
Euclério concluiu informando que acionou o Ministério Público nas esferas estadual e federal, visando à identificação e à responsabilização, na forma da lei, daqueles que abriram o valão.
Mas o que está na vala mesmo, pelo visto, é a relação entre ele e Arnaldinho.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
