Coluna André Andrès
O vinho do dia – Uma linha de vinhos bons e com ótimos preços
Talacasto Blend Tinto, Blend Branco, Malbec e Cabernet Sauvignon
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Por que estes vinhos estão sendo citados? Porque formam uma linha de recente sucesso de vendas na Grande Vitória. E há motivos para isso. São vinhos de qualidade superior ao preço. Os rótulos são produzidos pela Bodega RPB. A sigla remete a Rufino Pablo Baggio, fundador da vinícola, criada no final dos anos 50 em uma das províncias de Mendoza. A região é onde pulsa a produção de vinhos argentinos: mais de 90% dos rótulos do país saem de lá. Bodega RPB é a responsável por marcas conhecidas, como Bodega Privada e Viña Mayor. A linha Talacasto é distribuída no estado pela Gran Cuvée. E conquistou espaço utilizando um artifício muito usado pela vinícolas ultimamente: não revelar quais castas são utilizadas na produção dos seus blends ou assemblages (os vinhos feitos com mais de uma casta). Um exemplo: as uvas do Era dos Ventos Clarete, recentemente citado aqui como o melhor vinho brasileiro, segundo o Guia Descorchados, também não são reveladas. Na linha Talacasto, isso ocorre com os blends branco e tinto, justamente os de preço mais acessível entre as quatro garrafas provadas. Não é um grande problema, porque não são vinhos de grande pretensão – e, é bom falar, não há nenhum problema nisso. Não são vinhos para disputar pontuação em degustações às cegas. São feitos para acompanhar uma conversa descontraída, por exemplo. Como diriam os argentinos, “un vino para desfrutar la vida”.
Como são os vinhos? Para usar uma expressão comum entre os provadores, são vinhos “redondinhos”, bem feitos. O Red Blend é, de todos, o de melhor custo-benefício. De mescla desconhecida, tem acidez e potência equilibradas. Acompanha bem carne vermelha. O White Blend vai na mesma linha. Tem uma acidez um pouco mais marcante, e isso de certa forma aponta para uso de Sauvignon Blanc em sua produção. E por isso escolta bem uma moqueca. O Malbec e o Cabernet são um pouco mais caros, mas ainda assim confirmam a principal característica de toda a linha: entregar vinhos “honestos”, ou seja, capazes de oferecer algo acima do valor por eles cobrado.
Quando foi provado? Na primeira quinzena do mês de maio de 2021
Quanto custa? R$ 39,90 os dois blends, Red Blend e White Blend; R$ 49,90 o Talacasto Malbec e o Talacasto Cabernet Sauvignon
Onde comprar? Grand Cuvée – telefone (27) 99222 6162.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.