Coluna Eliana Gorritti
Capixaba cria rede de apoio que transforma a vida de brasileiros em Portugal
Desde que deixou o Espírito Santo e se mudou para Portugal para realizar o doutorado na Universidade de Coimbra, a capixaba Amire Tauil tem se dedicado a fomentar o empreendedorismo entre os brasileiros que vivem no país
Sozinha, mãe solo, com um filho pequeno, Amire Tauil fundou, em 2018, a comunidade “Amigos em Coimbra”, uma rede poderosa que conecta empresários e imigrantes brasileiros em Portugal. Com o objetivo de unir pessoas a oportunidades de emprego, moradia, negócios e convivência, ela transformou sua ideia em um movimento que hoje impacta mais de 26 mil membros e conta com 50 empresas espalhadas por cidades como Viseu, Porto, Lisboa, Aveiro e, especialmente, Coimbra.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O meu trabalho teve início com uma demanda pessoal. Eu estava sozinha em Portugal e o meu filho ainda era muito pequeno. Hoje Davi tem 9 anos. Precisava de uma rede de apoio e descobri que muitos outros brasileiros tinham a mesma necessidade”, disse.
Nas redes sociais, o projeto “Amigos em Coimbra” conquistou um enorme reconhecimento tanto entre imigrantes quanto entre cidadãos portugueses. Com um alcance mensal de 1,8 milhões de pessoas no Instagram oficial, a página, que já conta com quase 65 mil seguidores orgânicos, é majoritariamente composta por imigrantes em busca de realizar seus sonhos de viver na Europa. O crescente público encontra nas redes sociais um conteúdo diversificado, que vai desde informações úteis e culturais até postagens com um toque de humor, tudo voltado para o cotidiano dos imigrantes.
O esforço incansável de Amire foi reconhecido com o prêmio de “Empresa que mais apoia imigrantes brasileiros em Portugal” na Premiação Estrela do Atlântico.
Além de promover o networking por meio de encontros entre empresários, Amire também desenvolveu um aplicativo voltado para a busca de vagas de emprego em Portugal. No site oficial da sua organização, ela oferece uma série de canais de apoio aos imigrantes, com serviços essenciais. Entre eles, estão a revalidação de diplomas, assessoria jurídica externa com advogados especializados, apoio interno para emissão do certificado PB4 e uma agência de marketing digital.
“Também auxiliamos o imigrante na elaboração de um currículo que seja atrativo para as empresas. Isso porque o modelo em Portugal é bastante diferente do europeu e também do modelo brasileiro”, afirmou.
Para 2025, Amire planeja abrir um escritório no Brasil com a assessoria de uma advogada especialista em imigração para fazer vistos para os brasileiros e prestar assessoria para quem quer morar em Portugal e fornecer nacionalidade portuguesa, italiana, além de vistos e processos em geral. “O nosso foco é prestar um serviço seguro ao imigrante e quanto maior for o nosso leque de produtos, melhor”, explicou.
Hoje, aos 42 anos, Amire colhe os frutos de um trabalho feito com garra, coragem e muita determinação
“Depois do grupo eu me senti muito mais segura e acolhida”, finaliza. e quis passar isso para os brasileiros que percebia estarem na mesma situação
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.