Coluna Vitor Vogas
O apoio implícito de Magno Malta a Pablo Muribeca na Serra
Em nota, Magno estimula implicitamente os eleitores do PL a votar no candidato do Republicanos. Partido de Bolsonaro não declara apoio oficial a Muribeca, mas libera a militância a fazer campanha para ele visando derrotar o PDT
O senador Magno Malta incentiva, implicitamente, os eleitores e apoiadores do Partido Liberal (PL) a votar no deputado Pablo Muribeca (Republicanos) para prefeito da Serra, no 2º turno contra o candidato do PDT e do prefeito Sergio Vidigal, Weverson Meireles.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (10), o presidente estadual do PL não chega a declarar apoio oficial do partido a Muribeca, mas, na prática, libera a militância a fazer campanha para o candidato do Republicanos, com o objetivo de ajudar a derrotar o PDT na Serra. A nota oficial do PL, com seu posicionamento oficial no 2º turno na Serra, também é assinada pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Tanto Vidigal quanto Weverson são filiados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla pertencente ao campo da esquerda progressista. No plano nacional, o PDT faz parte do governo Lula (com ministério, inclusive) e apoiou o candidato do PT contra Bolsonaro no 2º turno da última eleição presidencial.
Além disso, o PDT, já presidido nacionalmente pelo ministro Carlos Lupi, foi o autor da Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Bolsonaro que culminou com a condenação do ex-presidente à perda dos direitos políticos e à inelegibilidade por oito anos, por decisão do TSE, em julgamento no ano passado.
> Audifax revela seu posicionamento no 2º turno na Serra
Resumindo: no plano político-ideológico, PL e PDT são grandes adversários. Em sua nota, Magno e Valdemar Costa Neto fazem questão de lembrar isso aos eleitores da Serra. Eles destacam a importância de “libertar o município do domínio da esquerda”. Sem citar Muribeca, os dirigentes afirmam, ainda, que a Serra “precisa de uma mudança verdadeira” e que eles não se opõem “ao apoio de quem compartilha a mesma luta contra o esquerdismo, focando na renovação e no futuro da Serra”.
No 1º turno, o PL concorreu com candidato próprio à Prefeitura da Serra. Foi o vereador e presidente municipal da sigla, Igor Elson, que chegou em 4º lugar, com apenas 7,66% dos votos válidos no último domingo (6). Durante todo o processo eleitoral, ele investiu nesse discurso de combate à esquerda. Com o apoio pessoal de Bolsonaro, passou a campanha a dizer que era o único verdadeiro representante da direita na disputa eleitoral na Serra.
O candidato do PL também fez duros ataques a Muribeca durante o 1º turno, afirmando que o deputado não seria um verdadeiro representante da direita (por fazer parte da base de Casagrande na Assembleia) e rivalizando com ele pelos votos bolsonaristas.
Evitando o rótulo, Muribeca não define a si mesmo como um “bolsonarista”, mas se declara de direita e eleitor de Bolsonaro.
> Candidato do PT declara seu apoio no 2º turno na Serra
Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial do PL sobre o 2º turno na Serra:
O Partido Liberal (PL), por meio de suas presidências estadual e nacional, vem a público comunicar seu posicionamento no 2º turno das eleições municipais de Serra. Consideramos fundamental libertar o município do domínio da esquerda.
O PL rejeita qualquer gestão sob o comando do PDT, partido do ministro Carlos Lupi, responsável por perseguir nosso ex-presidente Jair Bolsonaro, culminando na sua atual inelegibilidade.
Reafirmamos que o PL não realizou negociações com nenhum partido para este 2º turno, mantendo nossa coerência e fidelidade aos princípios conservadores. No entanto, não nos opomos ao apoio de quem compartilha a mesma luta contra o esquerdismo, focando na renovação e no futuro de Serra.
Permanecemos firmes na defesa dos valores que orientam o nosso partido, convictos de que o município de Serra precisa de uma mudança verdadeira.
Atenciosamente,
Valdemar Costa Neto
(Presidente Nacional do Partido Liberal)
Senador Magno Malta
(Presidente do Partido Liberal no Espírito Santo)
–
Obs: o grifo na nota é do colunista.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui