Coluna Vitor Vogas
Lula visitará municípios do ES na próxima sexta-feira (16)
Viagem é confirmada pela assessoria de imprensa do Planalto entre os “destaques para os próximos dias”. Saiba o que está previsto, por ora, na programação

Lula deve viajar para o ES na próxima sexta-feira (16). Foto: Agência Brasil
Ao que tudo indica, depois de dois “alarmes falsos”, dessa vez vai. Ou melhor: dessa vez, vem. A assessoria da Presidência da República confirma que está prevista, para a próxima sexta-feira (16), visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Espírito Santo. E o próprio Lula, em vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça-feira (13), durante viagem oficial à China, afirmou: “Regresso ao Brasil para ir diretamente ao Espírito Santo”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A programação da visita ainda não está fechada, mas a princípio estão previstos dois eventos, ambos no norte do Estado – conforme anunciado pela assessoria de imprensa, em lista oficial de transmissão para jornalistas. Lula deve passar pelo município de Linhares e por uma área situada entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra.
Às 10h30, o presidente fará anúncio relacionado ao Acordo de Mariana, em benefício de comunidades quilombolas. O anúncio será realizado em Sapê do Norte, região histórica do Espírito Santo, conhecida por concentrar diversas comunidades quilombolas e localizada na zona rural, entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Oficialmente, o evento está sendo chamado pelo gabinete da Presidência da República de “Cerimônia de celebração dos avanços do Novo Acordo Rio Doce para Povos e Comunidades Tradicionais”.
Em seguida, a comitiva de Lula deve se deslocar para o município de Linhares, maior cidade do norte do Espírito Santo. Às 15 horas, Lula fará a entrega do Residencial Mata do Cacau, situado no bairro Aviso, na periferia de Linhares. Serão entregues 917 moradias populares, construídas por meio do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, lançado em 2009, no segundo mandato de Lula. O investimento é de R$ 62 milhões. Cada unidade tem 38 m² (sem área externa), com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, sendo 40 moradia por rua no conjunto habitacional.
A entrega é muito representativa para a população de baixa renda de Linhares, pois se arrastou por mais de uma década. As obras se iniciaram em 2010, no fim do segundo mandato de Lula, tinha previsão inicial de conclusão para dezembro de 2013, mas, ao longo dos anos, sofreu paralisações.
As obras foram retomadas em novembro de 2022, no fim do governo Bolsonaro (PL) – quando o programa lançado por Lula se chamava “Minha Casa Verde e Amarela”. Os imóveis serão ocupados por famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até três salários-mínimos. Em dezembro de 2024, foi realizado o sorteio para definição dos ocupantes de cada residência.
Em mensagem dirigida a jornalistas, a viagem do presidente ao Espírito Santo foi incluída pela assessoria da Presidência entre os “destaques previstos da agenda do presidente Lula para os próximos dias”. A mensagem esclarece que “alterações podem acontecer”. Quem tem acompanhado os “anúncios frustrados” quanto à visita de Lula sabe bem disso. Como realmente está sempre sujeita a imprevistos e emergências – e também por questões de segurança –, a agenda presidencial só costuma ser oficialmente confirmada na véspera.
As confirmações da viagem ao Espírito Santo, tanto por parte da assessoria como do próprio Lula, foram dadas antes do comunicado oficial sobre o falecimento do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, amigo do presidente brasileiro.
“Alarmes falsos”
Desde meados de fevereiro, essa é a terceira vez que se anuncia que Lula visitará o Espírito Santo. Na primeira vez, a expectativa foi criada pelo próprio. No dia 24 de fevereiro, durante pronunciamento em um evento oficial no Rio Grande do Sul, Lula declarou que visitaria o Espírito Santo depois do Carnaval. Naquela oportunidade, a deputada federal Jack Rocha, presidente estadual do PT, estimou que Lula voltaria a pisar em solo capixaba logo após o Carnaval, em princípios de março. Mas a visita não se confirmou.
Já no dia 28 de abril, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República enviou ofício a parlamentares do PT do Espírito Santo, informando-lhes sobre a “possibilidade” (assim mesmo, em negrito, no documento) de Lula viajar para a cidade de Linhares no dia 2 de maio para entregar as novas casas populares no Residencial Mata do Cacau. Mas, no dia seguinte (29), a assessoria de comunicação da Presidência informou à coluna “Ele não vai. A agenda não se confirmou”.
No atual mandato, Lula só veio uma vez ao Espírito Santo. Ele voltou à Presidência, para seu terceiro mandato, em 1º de janeiro de 2023. Em dezembro do mesmo ano, esteve no município da Serra, para a inauguração da obra do Contorno do Mestre Álvaro, realizada com recursos federais.
Na última “tentativa frustrada”, Jack Rocha informou à coluna que, além da entrega das moradias populares em Linhares, a bancada capixaba do partido havia sugerido à Presidência a inclusão de outros anúncios para Lula fazer no Estado: visita à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Aracruz, inauguração de Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Pedro Canário e anúncio relativo à abertura do curso de Medicina da Ufes no campus de São Mateus – antigo sonho da comunidade acadêmica e dos habitantes do norte do Espírito Santo.
Desta vez, não há informações sobre uma possível “expansão da agenda” do presidente em solo capixaba.
