fbpx

Coluna Vitor Vogas

Lula lá, mas não cá: presidente não virá mais ao ES na sexta-feira

Expectativa da bancada do PT-ES era que ele entregasse pessoalmente quase 1 mil casas populares, além de visitar estaleiro, anunciar Ifes e curso de Medicina. Mas agenda caiu

Publicado

em

Lula não virá mais ao ES no dia 02/05. Foto: Agência Brasil

Lula não virá mais ao ES no dia 02/05. Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não virá mais ao Espírito Santo na próxima sexta-feira (2). A previsão inicial da própria Presidência da República, como noticiado aqui na segunda-feira (28), era que ele visitasse a cidade de Linhares, no norte do Estado, para a entrega de 917 unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Mas, na tarde desta terça-feira (29), a assessoria de comunicação da Presidência informou: “Ele não vai. A agenda não se confirmou”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na segunda-feira, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República enviou ofício a parlamentares do PT do Espírito Santo, informando-lhes sobre a “possibilidade” (assim mesmo, em negrito, no documento) de Lula viajar para a cidade de Linhares na sexta-feira para entregar as novas casas populares no Residencial Mata do Cacau. De acordo com o ofício, a visita do presidente estava “prevista para o dia 02/05, em horário a ser definido” (tudo também em negrito).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Ainda nos termos do ofício, a confirmação da agenda, bem como a programação, estavam “em fase de elaboração”.

Ainda na noite de segunda-feira, a deputada federal Jack Rocha, presidente estadual do PT, informou a esta coluna que, além da entrega das moradias populares em Linhares, a bancada capixaba do partido havia sugerido à Presidência a inclusão de outras atividades e anúncios para Lula fazer no Espírito Santo: visita à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Aracruz, inauguração de Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Pedro Canário e anúncio relativo à abertura do curso de Medicina da Ufes no campus de São Mateus – antigo sonho da comunidade acadêmica e dos habitantes do norte do Espírito Santo.

Esta é a segunda vez, em menos de dois meses, que se cria uma expectativa não cumprida de viagem de Lula ao Espírito Santo. A primeira foi criada pelo próprio. No dia 24 de fevereiro, durante um pronunciamento em um evento oficial no Rio Grande do Sul, Lula declarou que visitaria o Espírito Santo depois do Carnaval. Naquela oportunidade, Jack Rocha estimou que Lula voltaria a pisar em solo capixaba logo após o Carnaval, em princípios de março. Mas, como se repete agora, a visita não se confirmou.

No atual mandato, Lula só veio uma vez ao Espírito Santo. Ele voltou à Presidência, para seu terceiro mandato, em 1º de janeiro de 2023. Em dezembro do mesmo ano, esteve no município da Serra, para a inauguração da obra do Contorno do Mestre Álvaro, realizada com recursos federais.