Coluna Vitor Vogas
Casagrande sobre Ramalho: ‘Segue o caminho que julgar mais adequado’
Governador afirmou que não ficará patrulhando movimentos de seu ex-secretário, prestes a se filiar ao PL, mas reiterou compromisso com Arnaldinho

Ao centro, Renato Casagrande; ao fundo, Dona Virgínia Casagrande e Alexandre Ramalho. Crédito: Secom
“Ramalho sabe da responsabilidade dele, sabe do que ele fez quando estava no governo. E agora segue o caminho dele. Terá todo o meu respeito. E o que sempre quero dele também é respeito pelo nosso trabalho.” A declaração é do governador Renato Casagrande (PSB), comentando a aproximação forte do coronel Alexandre Ramalho com o Partido Liberal (PL), sigla que reúne alguns dos principais opositores do governo Casagrande no Espírito Santo, como os deputados estaduais Capitão Assumção, Callegari e Lucas Polese.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Ramalho segue o caminho que achar mais adequado. Não me cabe ficar tutelando nem patrulhando o que Ramalho vai fazer”, afirmou o governador.
Até o fim de janeiro, Ramalho era secretário estadual de Segurança Pública e integrante do grupo político capitaneado por Casagrande no Estado. No fim daquele mês, ele entregou o cargo no governo, para poder se concentrar na viabilização de sua pré-candidatura a prefeito de Vila Velha. Em fevereiro, desfiliou-se do Podemos, partido que faz parte da base do governador.
Nas últimas semanas, o coronel da reserva da PMES aproximou-se muito do PL e está em tratativas avançadas para se filiar ao partido presidido no Espírito Santo pelo senador Magno Malta. Para ser candidato nas eleições de outubro, ele precisa se filiar até o dia 6 de abril.
Desde o fim de fevereiro, Ramalho tem feito muitos acenos públicos ao eleitorado bolsonarista, que é muito expressivo em Vila Velha. Nas redes sociais, manifestou admiração por Bolsonaro e publicou uma fala de solidariedade ao deputado Capitão Assumção quando este estava preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Também repostou um vídeo de Magno celebrando a libertação do deputado.
Casagrande reiterou o seu compromisso de apoiar, em Vila Velha, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), que se candidatará à reeleição. Segundo ele, Ramalho tem pleno conhecimento disso:
“A minha posição em Vila velha é uma posição que o Ramalho já conhece. Tenho um nível forte de parceria com Arnaldinho. Antes de debater essa hipótese [de se filiar ao PL para concorrer em Vila Velha], ele já sabia do compromisso que tenho nessa parceria. Não sei se vou entrar em eleição ou não, isso é outra história. Mas minha relação de parceria com Arnaldinho é uma relação que tenho há bastante tempo.”
