fbpx

Bem-estar

Por que sentimos mais fome no frio? Os alimentos que controlam o apetite

Especialista explica porque o frio aumenta a vontade de comer

Publicado

em

No frio as pessoas tendem a comer mais carboidratos. Foto: Divulgação (Créditos: nortonrsx/istock)

É nessa época de temperaturas mais baixas que aquela vontade de comer muito aumenta. São caldos, chocolates, fondue, massas, bolos e até uma pipoquinha para assistir aquele filme debaixo das cobertas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Opções para fugir da dieta no frio não faltam, mas o que causa essa necessidade de estar sempre mastigando? Calma que os especialistas explicam.

De acordo com o nutricionista Fabrício Loureiro, no inverno, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. E é exatamente esse fator que contribui para o aumento da fome, principalmente aumentando a vontade de comer carboidratos.

“Logo, é comum que neste período aumente o apetite por massas, doces e alimentos açucarados”, explicou.

Loureiro ensina como usar alimentos que reduzem a vontade de comer no inverno. Foto/ Divulgação

Mas a orientação para tentar driblar essa vontade é optar por alimentos que reduzem a fome.

“Ingerir carboidratos integrais, fontes de fibras, como arroz integral, macarrão integral, frutas, batata doce ou mandioca podem auxiliar na saciedade e logo na diminuição da ingestão calórica”, ensinou.

E prosseguiu: “adicionar proteínas, como frango, peixes, ovos e whey protein nas refeições, visto que além de auxiliarem na saciedade, também ajudam no ganho de massa muscular”.

Loureiro lembra ainda que é importante aumentar o consumo de água, pois no período frio é comum a diminuição da quantidade de líquido. Segundo ele, o aumento da hidratação auxilia, além do controle do apetite, na diminuição da retenção de líquido.

“E por fim, mas não menos importante, é necessário manter a regularidade na prática de atividade física, pois é comum que as pessoas diminuam a frequência em academias e atividades ao ar livre por conta das baixas temperaturas, entretanto é necessário que o gasto calórico permaneça constante para evitar o ganho de gordura corporal”.