Bem-estar
Lugol: suplemento é aliado para o bom funcionamento do metabolismo
Farmacêutico fala sobre os benefícios do lugol que vai desde auxiliar no funcionamento da glândula tireoide a outras funcionalidades

Lugol e seus benefícios para o corpo humano. Foto: Vanessa Nunes/Istock Images
Unhas, cabelos e dentes saudáveis, controle do metabolismo, redução de substâncias tóxicas que podem causar câncer, aumento da disposição e diminuição da ansiedade. Esses e outros benefícios para o corpo humano são encontrados em um suplemento que tem se tornado o queridinho de quem busca uma melhor qualidade de vida: o lugol.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Se você ainda não ouviu falar, o farmacêutico Márcio Mendes Mello, da farmácia de manipulação Pharmapele Vila Velha, explica que o lugol é um suplemento iodado, formado por iodo, iodeto de potássio e água destilada, ou seja, é basicamente iodo, que é um mineral muito utilizado em nosso organismo e é importante para que a tireoide produza certos hormônios.

Farmacêutico Márcio Mendes Mello. Foto: Divulgação
“O organismo humano precisa do iodo para funcionar corretamente: “o iodo participa da composição de dois hormônios da glândula tireoide (tiroxina e triiodotiroxina) e faz parte do desenvolvimento corpóreo, além de agir sobre a maioria dos órgãos como cérebro, mamas, próstata, intestino, pele, e participar de grandes funções no sistema nervoso e cardiovascular. Quando a taxa de iodo está baixa no organismo, a pessoa pode sentir fraqueza muscular, alterações de pele e pelos e redução do crescimento”, esclarece o farmacêutico.
Não consumir iodo suficiente na alimentação pode trazer problemas na saúde, como o aumento da glândula da tireoide (bócio) e diminuição dos hormônios tireoidianos (hipotireoidismo). O farmacêutico explica que é por essa razão que manter a suplementação com o lugol é tão importante, já que, nem sempre, é possível manter uma dieta equilibrada com a quantidade de iodo necessária ao bom funcionamento do organismo.
“Além de agir diretamente no funcionamento da glândula da tireoide, o iodo auxilia no sistema reprodutivo, imunológico e possui propriedades anticâncer, pois remove substâncias tóxicas acumuladas na corrente sanguínea. Mas atenção: o uso do lugol não deve ser indiscriminado. Ele é iodo e seu uso precisa ser feito com cautela e orientação médica, pois o excesso dessa substância também pode trazer prejuízos à saúde. Além disso, nunca deve ser administrado direto na cavidade oral e sim ser consumido diluído em água, suco ou outro líquido de preferência”, alerta.
