fbpx

Bem-estar

Indisposição pode indicar falta de micronutrientes

Para identificar o motivo do cansaço é necessário avaliar o paciente por completo com exames de sangue variados

Publicado

em

Deficiência de vitaminas e minerais tem como principais sintomas a sensação de fadiga. Foto: @lookstudio/Freepik

Há pessoas que já acordam cansadas e permanecem com essa sensação durante todo o dia. Você já se sentiu assim? Em outros casos, o cansaço aparece em horários específicos, como após o almoço ou ao final da tarde, por volta das 17h.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a médica ortomolecular Jordana Jantorno, a deficiência de vitaminas e minerais tem como principais sintomas justamente a sensação de fadiga. Isso por que esses micronutrientes participam de muitos processos orgânicos, inclusive aqueles associados à produção de energia. A falta de vitaminas, que também é chamada de avitaminose acontece quando não atingimos a necessidade diária de nutrientes que o corpo necessita para funcionar da maneira correta.

Para identificar o motivo do cansaço é necessário avaliar o paciente por completo com exames de sangue variados, assim é possível identificar a presença ou ausência de importantes macro e micronutrientes, além de avaliação clínica e hormonal.

“Somente após os resultados dos exames é possível identificar o motivo da falta de energia, e então propor o tratamento mais indicado para recuperar a disposição e o bem-estar. Com a administração correta de todos os micronutrientes necessários ao corpo humano, associado aos hábitos saudáveis, é possível restaurar os bons níveis hormonais”, disse a médica.

A reposição desses nutrientes pode ser feita por meio de suplementos manipulados ou com terapia de injetáveis (soroterapia e/ou intramuscular) que é uma opção mais rápida de repor essa deficiência.

“A terapia de injetáveis pode ser aplicada na veia ou intramuscular. Cada uma com seus benefícios. Pela veia demora um pouco mais, mas é praticamente indolor, e a intramuscular é rápida, funciona como uma injeção, como uma vacina, provocando só a dorzinha da picada no momento”, disse Jordana.

Ambas as opções, medicamentosa, endovenosa (pela veia) ou intramuscular são seguras e vão levar a alcançar o objetivo, de tratar a carência desses micro ou macronutrientes. O que muda é agilidade do tratamento.

Sintomas de que você pode estar com carência de micronutrientes:

  • Sono durante o dia;
  • Falta de atenção;
  • Pele áspera e seca;
  • Cabelos e unhas quebradiças;
  • Cansaço além do normal;
  • No caso de crianças, atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores.

Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui