Bem-estar
Conheça quatro exercícios de respiração para dormir melhor
Técnicas são simples de serem executadas, melhoram a qualidade do sono e evitam estresse ao longo do dia

Técnicas de respiração são aliadas para uma boa noite de sono. Foto: Freepik
A respiração é uma poderosa arma para acalmar a mente e relaxar. Quando alguém passa por uma situação de estresse, sempre aconselham a respirar fundo. Mas, engana-se quem acha que as técnicas de respiração servem só para isso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para quem tem problema de sono, seguir alguns exercícios pode ser um aliado na hora de dormir. Eles têm potencial de melhorar a saúde física e mental, a qualidade do sono e os níveis de estresse diário. Para isso, existem algumas técnicas fáceis que podem ser seguidas por qualquer um.
É importante destacar que nem todo mundo pode realizá-las. Não é recomendado que pessoas com úlcera ou pressão alta realizem esses exercícios sem consultar um médico.
> Remédios para dormir: conheça os mais indicados
Respiração quadrada
A técnica consiste em dividir a respiração em quatro etapas diferentes: inspirar, segurar a respiração, expirar e descansar. É um dos exercícios mais funcionais e conhecidos para o relaxamento e também muito utilizada em meio a crises de ansiedade.
Técnica 4-7-8
Desenvolvida para ser uma técnica para tranquilizar a mente, essa é uma das favoritas de quem está iniciando nos exercícios para dormir. Para realizar a técnica, é necessário colocar a língua atrás dos dentes superiores e inspirar pelo nariz contando até 4. Depois, segure a respiração contando até sete e solte por oito segundos, repetindo o ciclo quantas vezes forem necessárias.
Respiração alternada
É uma técnica de alternância da respiração entre as narinas. A ideia é respirar com uma de cada vez, inspirando profundamente por um lado e expirando pelo outro e utilizando o dedo indicador para pressionar. Além de ajudar no relaxamento para dormir, também ajuda em crises de ansiedade, fazendo com que a pessoa se concentre em outras coisas.
Respiração diafragmática
Muito utilizada em aulas de yoga, a técnica consiste em colocar a mão no abdômen e no peito para observar o movimento do corpo deitado. O foco precisa estar no movimento do diafragma ao respirar lentamente e expirar pela boca
