fbpx

Bem-estar

Como os distúrbios do sono afetam o corpo e a mente

Existem mais de 100 distúrbios do sono. Eles impedem uma pessoa de se sentir descansada ou mesmo recuperada. Conheça quais são os principais

Publicado

em

Existem mais de 100 distúrbios que afetam a qualidade do sono. Foto: @jcomp/Freeik

Existem mais de 100 distúrbios que afetam a qualidade do sono. Foto: @jcomp/Freeik

O Dia Mundial do Sono, celebrado em 17 de março, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sono e como ele influencia no bem-estar físico e mental. As noites mal dormidas são capazes de afetar o seu desempenho e saúde como um todo, trazendo consequências sérias para o seu dia a dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Após um dia cansativo, o que a maioria espera é chegar em casa para poder relaxar. No entanto, o estresse causado pela rotina diária, os problemas no trabalho, em casa ou com os estudos podem interferir e o momento, que deveria ser tranquilo, acaba se tornando uma dor de cabeça e provocando ainda mais cansaço.

Associações brasileiras do sono, Absono, ABMS e ABOS, afirmam que uma boa noite de sono contribui para a melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajuda a reduzir riscos de doenças. Já foram identificados mais de 100 tipos de transtornos que comprometem o sono, entre os principais, destacam-se:

  • insônia;
  • apneia do sono;
  • sonambulismo;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • bruxismo;
  • narcolepsia;
  • paralisia do sono.

Os distúrbios podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças e idosos. Mas é importante ficar em alerta caso algum surja, pois se persistirem, eles podem acarretar consequências graves para a saúde do corpo e da mente.

Quais são as causas?

Diversas podem ser as causas desses distúrbios, porém a maioria deles surge com o estresse. Normalmente, quem trabalha em ambientes sob muita pressão pode apresentar quadros de bruxismo e insônia. Já no caso da apneia, um dos fatores pode ser o excesso de peso.

Alguns casos de sonambulismo e insônia podem ser efeitos colaterais de medicamentos. Enquanto a síndrome das pernas inquietas e a narcolepsia são causadas por desordens neurológicas.

Contudo, é necessário sempre se manter em alerta e procurar um médico para diagnosticar a possível causa.

Como é feito o tratamento?

Caso você perceba algum desses sintomas, o profissional indicado para diagnosticar e tratar a causa é o médico especialista do sono, porém, outros profissionais como o clínico geral, o médico de família, o geriatra, o psiquiatra ou o neurologista podem avaliar as causas e indicar o tratamento correto na maioria dos casos.