fbpx

Bem-estar

Como manter as crianças hidratadas nos dias de calor intenso?

Com os termômetros ultrapassando a barreira dos 35°C, a primeira recomendação é sempre manter os pequenos hidratados

Publicado

em

Nutricionista infantil Gláucia Cunha segurando uma melancia em uma das mãos.

Nutricionista infantil Gláucia Cunha. Foto: Divulgação

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O verão ainda nem começou, mas as temperaturas já estão lá em cima. Os dias muito quentes acendem um alerta sobre a desidratação, especialmente para quem convive com as crianças. Com os termômetros ultrapassando a barreira dos 35°C, a primeira recomendação é sempre manter os pequenos hidratados. Mas afinal, por que beber água é tão importante?

“A água é fundamental para manter a temperatura corporal. Em dias mais quentes, a gente perde mais líquido na transpiração e precisamos repor esse líquido para evitar a desidratação. Além de tomar muita água, muito líquido, consumir outros alimentos ricos em água vai ajudar muito nesse processo de manter a criança hidratada”, explica a nutricionista infantil Gláucia Cunha.

Beber água até pode parecer uma tarefa fácil, mas muitas crianças têm dificuldade de consumir a quantidade adequada de líquido. Para ajudá-las, a saída costuma ser usar a criatividade.

Água sempre bem geladinha
Nesse calor, ninguém vai querer saber de água quente. Por isso, capriche no gelo, mantenha a água sempre geladinha e ao alcance da criança.

Ainda está difícil para o pequeno? Acrescente sabor!
Se a criança tem dificuldade de consumir água, tente água saborizada. “Coloque umas rodelinhas de limão, folhas de hortelã, rodelas de laranja, morango. Tudo isso vai deixar a água com um pouquinho mais sabor. Outra boa opção é a água de coco, mas sem exageros”, ensina a nutricionista.

Escolha as frutas certas!
Para os pequenos que gostam de frutas, é hora de escolher as opções certas: “melão, melancia, uvas, laranja. Frutas ricas em água e que vão hidratar a criança”, indica.

Picolés de fruta também são uma ótima opção
Seu filho não gosta muito de frutas? Um picolé natural pode ser uma ótima opção! “Picolé com água de coco e frutas cortadinhas, água de coco batida com manga ou morango, são ótimas opções”, afirma Gláucia.

Vale sorvete também!
Além do picolé, também dá para fazer sorvetes naturais. “Para essas receitas, a banana é a melhor opção, porque ela dá a consistência mais cremosa e a gente pode misturar com outras frutas congeladas para dar o sabor diferente ao sorvete. Para fazer um sorvete de morango, por exemplo, é só bater banana e morango congelados”, finaliza.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui