TV Capixaba
População em situação de rua aumenta em 1000% em uma década
227 mil pessoas vivem nas ruas no Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
A população em situação de rua hoje é dez vezes maior do que dez anos atrás no Brasil. São mais de 227 mil pessoas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. Mas o que explica o crescimento de 1000%? Quem são essas pessoas e o que as levaram para as ruas? A presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e professora de direito, Elda Bussinger, explica a necessidade da dar mais atenção a quem vive na rua.
Os fatores para o aumento desse número são múltiplos e não tem uma causa única. É um fenômeno que tem resultado de momentos que influenciam, como a pandemia, que deixou milhares de pessoas ainda mais pobres e perderam as moradias. Outra questão é a droga, ligada a desestruturação familiar, em que a pessoa se distancia da família e dos amigos para viver apenas pelo vício na rua.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Estado não tem políticas que acolham essas pessoas, e quando apresentam, elas são ineficazes. Essas pessoas precisam de trabalho e renda para sobreviver, porém são baixíssimas as ações feitas em prol dessas pessoas. Uma única política pública não resolverá todos os problemas sociais no país.
As pesquisas mostram que as pessoas moram nas ruas pela total impossibilidade de viverem em ambientes familiares. A expressão de que “as pessoas querem viver nas ruas” é de muito conforto para quem não quer ajudar essas pessoas.
