Em janeiro, choveu apenas 10% da média do mês em Vitória - ES360

Em janeiro, choveu apenas 10% da média do mês em Vitória

Na BandNews FM, o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro Maia, falou sobre a "seca baixa" no estado e que chuva em fevereiro não compensará janeiro de estiagem

As chuvas registradas em janeiro foram abaixo da média histórica do Espírito Santo, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em janeiro deste ano choveram em média 13,8mm em Vitória. A média histórica desse período na capital é de 130mm. Em Vila Velha, também choveu bem abaixo ao esperado com 7,9mm. A média histórica no município também é de 130mm. Já no interior do estado, em Venda Nova do Imigrante, a média das chuvas de janeiro foi de 39.6mm.

O período de estiagem se dá por conta de um sistema de alta pressão atmosférica (ASAS), que atua sobre a região Sudeste do Brasil, o que é normal neste período do ano. De acordo com informações do instituto, esse sistema está persistindo por várias semanas desde o final de dezembro do ano passado, o que causa um ‘bloqueio na atmosfera’ que dificulta a chegada das frentes frias.

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro Maia, falou sobre a anomalia e as possíveis consequências da estiagem. Confira:

Mais notícias
Dia a dia

ES é o sétimo estado com maior número de mortes do país

Dia a dia

Casagrande se reúne com fabricante da vacina Sputnik V

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência

Dia a dia

Vila Velha abre 210 vagas para agendamento drive-thru na Prainha