fbpx

Eleições 2024

“Estou pensando só em Cariacica”, diz Euclério sobre disputar governo

Candidato foi entrevistado no EStúdio 360 e apresentou as principais propostas que fazem parte do plano de governo municipal

Publicado

em

Euclério Sampaio foi o terceiro entrevistado. Foto: Fernanda Côgo

Euclério Sampaio foi o terceiro entrevistado. Foto: Fernanda Côgo

O candidato à reeleição para a Prefeitura de Cariacica, Euclério Sampaio, foi o entrevistado desta sexta-feira (27), na série de entrevistas do Programa EStúdio 360, da TV Capixaba/Band. Na conversa, conduzida por Antonio Carlos Leite, Andressa Missio e Vitor Vogas, ao ser questionado sobre uma possível disputa ao Governo do Estado em 2026, Euclério afirma: “Estou pensando só em Cariacica”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Confira a entrevista completa

Vitor Vogas: Candidato, Cariacica tem obtido avanços nos últimos anos, porém persistem alguns problemas sociais e um deles é a pobreza. Segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves referentes ao ano de 2022, 28% dos moradores de Cariacica ainda vivem abaixo da linha da pobreza. Arredondando as contas, de cada 10 moradores da cidade três são tecnicamente pobres. Entre os municípios da Grande Vitória, essa é a pior situação empatada com Viana. Em números absolutos, nós estamos falando de mais de 100 mil pessoas vivendo ainda abaixo da linha da pobreza no município de Cariacica.  O que o senhor fará prefeito, se reeleito, para melhorar as condições de vida, principalmente a renda dessas famílias mais vulneráveis?

Euclério Sampaio: Vitor, nós já estamos fazendo. Nesses três anos e oito meses de gestão, nós já modificamos a legislação de Cariacica e já atraímos 31 mil empresas para Cariacica, gerando emprego e renda e estamos qualificando o povo. Então isso gera emprego e renda, melhora…

Vitor Vogas: Para melhorar a renda… familiar per capita, domiciliar per capita, o senhor também prevê algum programa específico que talvez de transferência direta de renda, algum programa complementar?

Euclério Sampaio: Por enquanto… por enquanto não, porque a tendência é melhorar a arrecadação da prefeitura do município a partir de janeiro, porque vamos ter um aumento histórico na arrecadação com esse aumento de empresa no município. Esse incremento de empresas em três anos e oito meses, vai gerar o reflexo a partir de 2025…

Vitor Vogas: Por que as empresas que passaram a operar na cidade, que se instalaram recentemente na cidade, vão gerar mais ICMS, tributos… vai aumentar assim a…

Euclério Sampaio: Gera depois de dois anos.

Vitor Vogas: Vai aumentar assim a…

Euclério Sampaio: Em torno de 12% o ICMS em aumento real.

Vitor Vogas: Aumentando a arrecadação tributária própria do município?

Euclério Sampaio: É.

Vitor Vogas: Mas isso leva um tempo então para impactar…

Euclério Sampaio: Geralmente dois anos.

Vitor Vogas: As finanças principais…

Euclério Sampaio: E já recebemos o índice do Governo do Estado. Nossa, receita vai aumentar em torno de 12%.

Antonio Carlos Leite: Prefeito, logicamente o senhor está sendo… nessa campanha à reeleição, porque quer complementar alguns projetos que o senhor iniciou, mas tem algo que eu queria perguntar para o senhor porque não existe logo geralmente nenhuma gestão que é perfeita. Olhando pros últimos quatro anos, qual é a área que o senhor fala assim: “olha essa área aqui, eu vou ter que redobrar a atenção porque a gente não conseguiu ainda chegar no nível de desempenho de outras áreas em que a gente foi bem”. Tem alguma?

Euclério Sampaio: Quando eu assumi Cariacica, todas as áreas tinham problema, todas. Então é todas elas eram prioridades. Uma área que eu tenho que avançar muito é a área de de pavimentação. Eu não consegui pavimentar a cidade toda ainda, tem em torno de 30 a 35% de ruas sem sem pavimentar e vamos ter que acelerar, entendeu? Isso depende de um orçamento, de recurso, de captação de verba. Isso aí é uma uma questão que Cariacica necessita.

Andressa Missio: A sua concorrente fez ontem aqui no EStúdio dura as críticas às escolas cívico-militares dizendo por exemplo que elas custam mais caro. Hoje quantas são em Cariacica e realmente custo mais caro?

Euclério Sampaio: Olha, as famílias todas querem. São as escolas mais procuradas, é a melhor nota do IDEB e eu vou aumentar, vai ter mais.

Andressa Missio: Hoje são quantas e vão ser quantas?

Euclério Sampaio: São três e são poucas ainda, mas é um custo realmente mais caro para o município. Infelizmente o governo federal acabou com o custeio dessas escolas, mas nós não vamos vamos acabar, vamos acelerar a implantação dessas escolas.

Andressa Missio: E o senhor quer implantar quantas?

Euclério Sampaio: Vamos ver o que o orçamento pode nos contemplar.

Antonio Carlos Leite: Prefeito, dentro ainda da história da educação, eu tava dando uma olhada no plano do senhor, tem uma série de previsões de abertura de muitas vagas, inclusive em CMEIs e EMEIs… são 400 vagas em média, mas tem alguns locais, em algumas unidades 600 vagas. Como é que vai ser feito isso? Isso dá para fazer? Tem dinheiro para fazer? O senhor mesmo tá falando que existe aí alguma restrição orçamentária…

Euclério Sampaio: Só esse ano nós já abrimos quase 4 mil vagas com essa eu organização que fizemos. Não recebemos escola do Governo do Estado e abrimos quase quatro vagas, né? Pretendemos abrir… fazer escola de tempo integral o ano que vem e, com isso, zerar o cadastro de reserva.

Vitor Vogas: O senhor tem esse número, prefeito? Uma meta… quer dizer, falando especificamente sobre as escolas de tempo integral. Quantas hoje já existem na rede municipal e a quantas o senhor pretende chegar? É… o número de unidades e de oferta de vagas.

Euclério Sampaio: Nós temos 124 escolas. Peguei com duas tempo integral, hoje temos 15 tempo integral e a lei determina que até o ano que vem temos 50% tempo integral e a lei é para ser cumprida.

Antonio Carlos Leite: Dá para fazer isso?

Euclério Sampaio: Vamos cumprir a lei.

Vitor Vogas: Até o ano que vem?

Euclério Sampaio: Estamos planejando para cumprir a lei.

Vitor Vogas: Ainda na área de educação, prefeito, até porque o senhor acabou de mencionar a nota muito boa das escolas cívico-militares de Cariacica no IDEB. Eu quero falar um pouco agora de média, nota média. No IDEB 2024, divulgado pelo MEC no último mês de agosto, Cariacica atingiu a segunda pior nota entre os municípios da Grande Vitória nos anos iniciais do Ensino Fundamental, né? Fundamental 1, à frente apenas da Serra, e a segunda pior nota nos anos finais do fundamental 2, a frente apenas de Fundão. Minha pergunta é o que o senhor fará o objetivamente para melhorar essa nota da rede municipal de Cariacica no IDEB nos próximos 4 anos?

Euclério Sampaio: Estamos fazendo. Estamos investindo na reforma e construção de escolas, no salário dos professores e na qualificação dos alunos, e no ensino de português, matemática, no ensino. Estamos acelerando… e na compra de material para os alunos.

Vitor Vogas: Qualificar de que maneira? Assim… mais detalhadamente

Euclério Sampaio: Português, matemática e no material escolar.

Vitor Vogas: Mais especificamente no caso da qualificação dos professores…

Euclério Sampaio: Professores também, salários e essas coisas… Estamos investindo em todas as áreas.

Vitor Vogas: Valorização salarial?

Euclério Sampaio: Valorização salarial estamos incluindo.

Antonio Carlos Leite:Prefeito, em outras entrevistas que o senhor nos deu aqui, o senhor sempre citou uma dificuldade que existe no atendimento da Saúde em Cariacica, principalmente pelo fato de receber muitos pacientes vindos de outras cidades, de outras regiões, principalmente na região serrana que fica muito próxima à cidade. Esse problema continua? Como é que vai fazer para tentar controlar ou diminuir?

Euclério Sampaio: Melhorou muito, KK. Melhorou muito. Hoje, nós estamos construindo unidades novas de saúde, prolongamos o atendimento de outras unidades, e hoje sobra em torno de mil consultas por mês. Ainda há uma certa dificuldade de algumas pessoas que não conseguem acessar consulta, porque tem consulta pelo aplicativo e tem a presencial, mas nós estamos licitando totem. Cada unidade vai ter um totem na unidade e com servidor, a pessoa não conseguiu fazer pelo aplicativo ou pessoalmente, vai lá e o funcionário marca. Estamos querendo criar facilidade para que o munícipe possa ter acesso à consulta.

Antonio Carlos Leite: Esse totem ficaria onde?

Euclério Sampaio: Cada unidade teria um totem.

Antonio Carlos Leite: Daí então a pessoa chega lá e ela tem mais facilidade para fazer…

Euclério Sampaio: Perfeito.

Antonio Carlos Leite: E ela não precisaria marcar naquela unidade especificamente, ela pode usar toda a rede?

Euclério Sampaio: Qualquer unidade.

Andressa Missio: O senhor disse que tá construindo novas unidades, quais são? Onde são? Quantas são?

Euclério Sampaio: Estamos construindo em Retiro do Saudoso, São Geraldo e Porto de Santana.

Andressa Missio: Deve ficar pronto quando?

Euclério Sampaio: Aí eu não posso precisar, mas provavelmente o ano que vem. Já estamos procurando terreno em Operário, Padre Gabriel e Nova Rosa da Penha, além de uma PA em Nova Rosa da Penha.

Andressa Missio: Mais um PA, então?

Euclério Sampaio: Mais um PA em Nova Rosa da Penha.

Antonio Carlos Leite: Tem uma obra… falando um pouquinho de mobilidade urbana. Tem uma obra que está sendo tocada em Cariacica, que é muito importante, nós tivemos até interrupção de trânsito recentemente, que é do viaduto, que é fundamental ali… Tem previsão pra conclusão desse viaduto, prefeito? Como é que tá a situação lá?

Euclério Sampaio: Tem KK, a previsão era para julho de 2025. Já tá antecipado para fevereiro.

Antonio Carlos Leite: Então isso fica pronto em fevereiro?

Euclério Sampaio: Fevereiro. Foi antecipado.

Antonio Carlos Leite: Prefeito, fazer uma pergunta para o senhor… eu acho que ela resvala um pouco na área da administração e da política. O senhor tem muito apoio. A gente tava comentando aqui, pouco antes de começar a entrevista que são pelo menos 10 ou 12 alas que estão apoiando o senhor.

Euclério Sampaio: Quinze.

Antonio Carlos Leite: Quinze alas. Como o senhor imagina que essas alas todas vão fazer algum tipo de reivindicação de participação do governo? Como é que o senhor imagina que pode acomodar todo mundo quando, eventualmente, o senhor assumir o seu novo mandato?

Euclério Sampaio: KK, não fizeram antes e sabem que eu boto em primeiro lugar o município. Então, eu não vou destruir o município para acomodar ninguém. A gestão se faz com parte técnica e política, mas eu boto em primeiro lugar o município.

Vitor Vogas: Candidato, o senhor já falou um pouco sobre esse tema no primeiro bloco que tem a ver com economia, com a arrecadação municipal. De acordo com dados do Anuário Finanças dos Municípios Capixabas 2024, publicado há poucos meses ano base de 2023, Cariacica segue tendo a pior receita per capita do Espírito Santo entre os 78 municípios capixabas. Isso não é uma realidade recente, né? É um problema histórico. O município tem feito muitos investimentos, é verdade, mas notadamente com recursos estaduais, do Governo do Estado, graças principalmente a sua parceria com o governador Renato Casagrande. Minha pergunta é, se reeleito, o que o senhor pretende fazer pra incrementar a arrecadação própria tributária, melhorar o nível de investimentos com recursos próprios do município para que Cariacica não fique tão dependente aí de parcerias de investimentos externos?

Euclério Sampario: Essa pergunta é muito boa, Vitor, e nós já estamos fazendo desde o primeiro dia. O primeiro passo, quando nós assumimos em 2021, foi adequar a legislação, fazer um PDM novo e atrair empresas gerando emprego e renda, e agora nós vamos começar a colher os frutos que é aumento da arrecadação. A partir de 2025, vamos ter uma nova era… uma nova Cariacica, com o aumento da Receita e vamos continuar gerando condições e para que as empresas venham para Cariacica. E com isso aumentando a arrecadação.

Antonio Carlos Leite: Me deixa só emendar prefeito, a gente acabou de mencionar o o governador Renato Casagrande. Ele é um notório parceiro não só administrativo, mas político e eleitoral. Nessa eleição ele até chegou a subir no seu palanque, manifestar, declarar mesmo apoio e o senhor não faz questão nenhuma de esconder essa parceria. Muito pelo contrário. Mas o governo dele, o segundo governo, termina no fim de 2026, daqui a dois anos, portanto na metade do seu eventual segundo mandato. Se mudar o governo, se o sucessor de Casagrande de repente não for tão próximo politicamente do senhor, não foi um aliado, como é que vai ficar essa relação?

Euclério Sampario: Eu convivo com todo mundo, independente de quem seja o governador, eu… pode ter certeza que eu sei me adaptar. Tanto que o exemplo disso é os 15 partidos no nosso palanque em Cariacica. Só não participa do nosso grupo quem não quer o bem da cidade.

Antonio Carlos Leite: Prefeito só para tirar uma dúvida. O senhor tem falado o seguinte: “olha a gente tá recebendo uma grande… milhares e milhares de empresas e esse rendimento vai começar a entrar no cofre da prefeitura a partir de janeiro de 2025”. Me explica por favor, por que tem esse intervalo?

Euclério Sampario: Isso é a legislação. Você atrai uma empresa para o município e é o sistema que o Estado tem, não é…

Antonio Carlos Leite: É um intervalo?

Euclério Sampario: Isso, tem um intervalo.

Vitor Vogas: Na distribuição do ICMS?

Euclério Sampario: É… na distribuição. Já foi divulgado o índice provisório e nós subimos. Cariacica é o terceiro do estado.

Andressa Missio: Prefeito, o senhor fez notadamente grandes obras do município. A orla é um exemplo, Mercado Municipal, já terminou não, né?

Euclério Sampario: Já terminou.

Andressa Missio: O mercado municipal. O que o senhor prevê aí para os próximos 4 anos? Quais as grandes obras que o senhor promete aí pra comunidade?

Euclério Sampario: Mobilidade urbana. São os viadutos, drenagem e pavimentação. Cariacica tem muita coisa pra ser drenada e pavimentada.

Antonio Carlos Leite: Em relação ao Mercado, uma dúvida. Ele já foi entregue? Vai ser entregue?

Euclério Sampaio: Não. Ele já tá pronto. Tá terminando a licitação, tá em prazo de recurso para poder, a empresa que ganhar, fazer a ocupação dele.

Vitor Vogas: Eu quero trazer aqui pra nossa pauta, pra nossa conversa, um tema importantíssimo, talvez mais importante não só nessa eleição Municipal em Cariacica, mas no Brasil inteiro que é a segurança pública porque a violência aflige não só Cariacica, mas toda a Grande Vitória. Nesse assunto, Cariacica exibe uma boa e uma má notícia. A boa é que nós levantamos esses números na SESP nos últimos três anos, coincidindo com o seu governo, a cidade foi a que mais reduziu homicídios na Grande Vitória. Foi uma queda de 34% de 2020 a 2023. Mesmo assim prefeito, no ano passado foi a cidade metropolitana com mais assassinatos per capita. Ou seja, em função do tamanho da sua população, foram 114 homicídios dolosos no ano passado, quase o mesmo número de Serra e Vila Velha, que tem populações maiores. O que o senhor fará para concretamente ajudar a reduzir o homicídios na cidade?

Euclério Sampaio: Estamos fazendo, Vitor. Trocamos a iluminação de quase toda da cidade por LED, estamos pavimentando e drenando ruas, tiramos do papel a Guarda Municipal e agora estamos aumentando a Guarda Municipal. A integração entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil trabalhando em conjunto é essencial, investimos no melhor Cerco Inteligente da Grande Vitória. Isso tudo contribui para que a segurança melhore na cidade.

Vitor Vogas: Quando o senhor fala de aumentar a Guarda, é aumentar efetivo?

Euclério Sampaio: Efetivo, é.

Vitor Vogas: Tem concurso?

Euclério Sampaio: Já fizemos concurso, agora estão entrando no curso de formação e em breve mais guardas na cidade.

Antonio Carlos Leite: Prefeito, eu vou voltar a essa questão da segurança, mas é uma questão do outro lado. A gente tem perguntado isso pra praticamente todos os candidatos que tiveram aqui. É uma questão que mistura a segurança, a questão social, que são as pessoas que estão em situação de rua. É uma dificuldade porque a legislação impede, por exemplo, que essas pessoas elas sejam, de uma maneira forçada, levadas tem uma condução forçada para algum local. O que o senhor pretende fazer? Tem alguma coisa que a prefeitura consiga fazer em relação àquilo que já tem sido feito, para tentar pelo menos diminuir essa situação?

Euclério Sampaio: Nós estamos fazendo, mas assim é… a maioria deles não querem. Tem casa de acolhimento, tem oficina de trabalho… pode melhorar? Pode melhorar e nós estamos estudando como melhorar essa questão, mas não é fácil. É um problema da Grande Vitória toda e nós temos que trabalhar em conjunto, todos os prefeitos da Grande Vitória têm que trabalhar em conjunto porque é como enxugar gelo. Sai de Cariacica, vai para Vila Velha, sai de Vila Velha e vai para Vitória, sai Vitória vai para Cariacica. Temos que ter uma solução em conjunto com todo mundo.

Antonio Carlos Leite: Ou seja, pelo que o senhor tá falando, quando eventualmente há algum problema, tá ocorrendo numa determinada cidade ou algum tipo de repressão em relação as pessoas, elas saem se movimentando dentro da Grande Vitória?

Euclério Sampaio: Tem que haver um estudo de todos em conjunto.

Andressa Missio: Em relação à reforma tributária, a previsão de que caia muito a arrecadação dos municípios. O que o senhor prevê fazer em Cariacica para evitar essa queda na arrecadação?

Euclério Sampaio: Daqui uns quatro anos, a arrecadação vai cair. A tendência é essa. Então você tem que pensar em arrecadação, melhorar a arrecadação e Cariacica vai ser no turismo. Nós vamos criar o turismo urbano e o rural para melhorar arrecadação do município. Já estamos planejando.

Vitor Vogas: Vou fazer a nossa conversa aqui, nossa entrevista de volta para a política e fazer uma pergunta parecida, se não a mesma, que eu fiz ao prefeito de Vila Velha, também candidato à reeleição Arnaldinho Borgo, quando aqui esteve e certamente teremos feito a mesma pergunta o prefeito de Vitória Pazolini, né? Se tivesse comparecido. Se o senhor se reeleger, se confirmar o favoritismo, o senhor passa a ser cotado inclusive como candidato ao Governo do Estado em 2026. Existe alguma possibilidade, prefeito, de interromper um possível segundo mandato para concorrer ao Palácio Anchieta?

Euclério Sampaio: Vitor, eu confesso que eu não parei para pensar nisso, eu tô focado na reeleição, porque eu tô pensando só na minha cidade de Cariacica.

Vitor Vogas: Mas o senhor não descarta?

Euclério Sampaio: Não parei para pensar porque eu sou advogado e advogado… pensa num recurso que tá à frente e a frente agora é só prefeito e vereador. Eu vou deixar 26 para pensar depois, mas meu foco é esse. Tem um grupo do governador pra conversar isso ainda.

Antonio Carlos Leite: Prefeito, o senhor tem um minuto para fazer a sua consideração.

Euclério Sampaio: Eu quero aproveitar e agradecer ao povo de Cariacica pela oportunidade de administrar a cidade por esses quase quatro anos e dizer para o povo que tem três projetos: um já governou a cidade oito anos, vocês viram no que deu. Tem uma que quer romper com todo mundo e Cariacica precisa continuar o desenvolvimento. Por isso, eu peço a vocês no dia 6, vote 15. Cariacica precisa continuar avançando.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui