Diversão
Navio de guerra aberto para visitação gratuita em Vitória
Fragata ‘Defensora’ – F 41, está atracada em Vitória e estará aberta para visitação gratuita no próximo sábado. Serão disponibilizados 2500 ingressos
A Marinha do Brasil abriu as portas de um dos seus navios de guerra. A Fragata ‘Defensora’ – F 41, que está atracada em Vitória, estará aberta para visitação gratuita no Porto de Vitória, administrado pela Vports, no próximo sábado (27), das 14h às 17h. A iniciativa é parte de um esforço para promover maior interação entre as Forças Armadas e a sociedade civil, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os interessados em conhecer a fragata, que possui uma história rica e uma trajetória de mais de quatro décadas a serviço da Marinha, devem garantir sua entrada por meio da plataforma online Sympla. A distribuição dos ingressos é gratuita, e cada pessoa pode reservar até quatro convites, limitados a um total de 2.500 por dia. O acesso ao porto será permitido apenas mediante a apresentação do ingresso – impresso ou online – e o cumprimento de requisitos básicos de segurança, como o uso de calçado fechado sem salto.
Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 15 horas desta quinta-feira (25) por meio deste link.
Fragata Defensora
A ‘Defensora’, uma fragata da classe Niterói, foi construída na Inglaterra em 1972 e incorporada às Forças Armadas brasileiras em 1977. É o segundo navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, sucedendo a corveta ‘Defensora’ de 1828. Atualmente, a embarcação é subordinada ao Comando do 1° Esquadrão de Escolta, com sede em Niterói-RJ. Sua missão principal é conduzir operações navais para assegurar o controle de áreas marítimas, negar o uso do mar ao inimigo, projetar poder sobre terra e atuar em ações dissuasivas.
Ao longo de sua carreira, a F 41 participou de inúmeras missões, tanto com outras unidades da Marinha do Brasil quanto com marinhas aliadas. A fragata demonstrou um alto nível de adestramento e aprestamento, destacando-se recentemente na Operação UNITAS LXIV no Caribe colombiano, com a participação de vinte Marinhas. Na operação, a ‘Defensora’ integrou a Unidade-Tarefa Multinacional de Superfície, realizando exercícios nos quatro ambientes de guerra: superfície, aéreo, submarino e cibernético.
A visitação pública no Porto de Vitória, localizado em frente ao Palácio Anchieta, representa uma oportunidade única para a população capixaba e visitantes da região conhecerem de perto uma das embarcações mais importantes da Marinha do Brasil. Além de explorar a história naval do país, os visitantes poderão interagir com membros da tripulação e aprender sobre as diversas funções e operações que a fragata realiza.
Serviço
Local: Porto de Vitória (ES)
Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta
Visitação pública: 27 de janeiro de 2024 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Inscrição no link
Visitação gratuita
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui