fbpx

Diversão

“Busão das Artes”: projeto de ciência interativo chega em Vitória

Iniciativa itinerante mostra a diversidade existente em cada ser humano. A partir de 6 de março, público poderá conhecer mais sobre universo da ciência

Publicado

em

Busão das Artes estará na Pedra da Cebola. Foto: Divulgação

Busão das Artes estará na Pedra da Cebola. Foto: Divulgação

O Museu Vale traz pela primeira vez ao Espírito Santo, o Busão das Artes, um caminhão de 15 metros adaptado para apresentar experimentos interativos e imersivos de ciência e arte, promovendo um mergulho pelo universo “invisível” de fungos, bactérias e micro-organismos fundamentais para a vida humana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O projeto itinerante ficará no Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitória, com entrada gratuita, a partir desta quarta-feira, 6 de março. O projeto vai atender ao público em geral e oferecer amplo programa de agendamento para escolas públicas e privadas.

A frase do pintor Paul Klee, que definiu arte como uma forma de “tornar visível o invisível”, ganha outro sentido no Busão das Artes. Com conteúdo leve e bem-humorado, as experiências levam o público a um passeio por duas vertentes: uma ambiental, que trata das bactérias e seu papel no ecossistema, e outra científica, abordando temas relacionados ao organismo humano.

> Espetáculo sobre Rubem Braga chega ao sul do ES. Saiba como assistir

A ideia é ampliar a compreensão do público sobre o universo, o corpo humano, as bactérias e a relação dos indivíduos com o meio ambiente. Tudo isso com instalações artísticas e interatividade, mostrando como as manifestações da vida biológica se relacionam com tudo que há no planeta. Quem guia o visitante por esse universo tão rico e pouco explorado está invisível aos olhos: fungos, bactérias e vírus.

Novas descobertas

Quem for ao Busão vai descobrir que há mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, dos quais 100 bilhões habitam o corpo humano, e 99,99% ainda sequer foram descobertas. Todos os seres vivos estão profundamente interligados, e suas existências se definem pelas linhas de fronteira e de intercâmbio entre cada ser.

“A luta ancestral entre fungos, bactérias e vírus, que estão relacionados ao início e ao fim da vida. E é esse conceito que o Busão pretende divulgar. Não nos damos conta de que temos mais bactérias no organismo do que há estrelas no céu”, comenta Luiz Alberto Rezende de Oliveira, um dos idealizadores e ex-curador do Museu do Amanhã

> Ingressos para show do Menos é Mais começam a ser vendidos

“O Busão propõe uma experiência sensorial e cognitiva para levar informação adiante, mostrando como a diversidade integra todos os grupos. Nós tanto pertencemos a um ecossistema exterior, que fora da gente nos nutre e nos sustenta, assim como cada um de nós é em si um ecossistema. O Busão busca apresentar um conceito original do século XXI: a diversidade integra unidades. Não podemos falar apenas em seres diversos. Cada um desses seres é, em si, uma fonte de diversidade. O que estamos levando ao Espírito Santo é, para nós, uma missão de responsabilidade social”, conta Marcello Dantas.

Serviço

Museu Vale apresenta “Busão das Artes”
Data: 6 a 31 de março de 2024
Local: Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitória
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 9 às 17h; sendo na quinta-feira com horário estendido, das 9 às 21h
Visitas agendadas: escolas e instituições devem enviar e-mail para [email protected] e realizar o agendamento da visita
Entrada gratuita
Informações: www.museuvale.org e www.busaodasartes.com.br 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui