fbpx

Diversão

Três opções de passeios para fazer embarcando no aquaviário

Inaugurado na última segunda-feira (21), transporte facilita passeios turísticos pela Grande Vitória para aproveitar as áreas de lazer e descanso

Publicado

em

Aquaviário - Estação da Praça do Papa

Aquaviário – Estação da Praça do Papa. Foto: Renato Rocha

A inauguração do aquaviário foi um momento muito aguardado pelo capixabas. Após mais de 20 anos desativado, as balsas voltaram a funcionar na Grande Vitória, na última segunda-feira (21). As embarcações possuem três estações: Prainha, em Vila Velha (Estação Governador Albuíno Azeredo); Enseada do Suá, em Vitória (Estação Setembrino Pelissari) e Porto de Santana, em Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

 

O projeto ajuda a melhorar a mobilidade urbana e também ao público a chegar em seus destinos por rotas alternativas. Além disso, o transporte facilita para as pessoas a realizar passeios turísticos pela Grande Vitória e aproveitar as áreas de lazer e descanso enquanto aproveitam as belezas naturais.

 

Pensando nisso, o Portal ES360 fez uma lista com três passeios próximos de cada estação do aquaviário. Vale dizer que, para chegar a esses locais, é necessário realizar uma breve caminhada. Mas, o destino final compensa!

Confira as opções e divirta-se:

Convento da Penha

Convento da Penha. Foto: Divulgação

O Convento é um clássico, um dos pontos turísticos mais conhecidos de todo o Estado e um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil! Localizado em Vila Velha num penhasco de 154 metros, possui uma vista privilegiada para todo o horizonte da cidade, podendo avistar o mar, a Terceira Ponte e a Baía de Vitória.

Além de ser um grande símbolo de fé para os católicos, o ponto turístico conserva uma importante faixa da Mata Atlântica que abriga uma variada flora e fauna. O local, que tem uma grande importância para a história do Espírito Santo, possui museu e ruínas de escravos que construíram o convento.

Localizado na rua Vasco Coutinho, na Prainha, funciona de segunda à sexta-feira de 6h às 17h30. Aos domingos, abre em horário especial, de 4h às 17h30. A entrada é gratuita.

  • Localização: R. Vasco Coutinho – Prainha, Vila Velha – ES, 29100-231

Projeto Tamar

O “Programa Biólogo Por Um Dia”, do Projeto Tamar, oferece a oportunidade de crianças cuidarem de tartarugas por um dia. Foto: Divulgação

O “Programa Biólogo Por Um Dia”, do Projeto Tamar, oferece a oportunidade de crianças cuidarem de tartarugas por um dia. Foto: Divulgação

O Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha. Conhecido pelo trabalho de pesquisa e na preservação de espécies ameaçadas de extinção, o Museu do Tamar está localizado na Praça do Papa em Vitória. No local, o visitante conta com roteiro sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, principais locais de desova das tartarugas no estado.

Para estimular o contato dos visitantes com a vida marinha, há dois tanques com espécimes de tartarugas marinhas: um tanque menor, que representa o ninho e os filhotes, e o tanque maior é montado dentro de um barco e mostra o risco da captura incidental na pesca ao ambiente marinho.

O projeto disponibiliza visitas personalizadas. Para quem vai a passeio, o visitante conta com um mirante para apreciar a vista da baía de Vitória e da Cidade. A área tem espaços para descanso, bebedouro, e uma loja de produtos TAMAR, que ajudam o Projeto a viabilizar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas.

O projeto não é aberto ao público nas segundas e terças-feiras, nos outros dias funciona das 10 às 17 horas. Os valores dos ingressos são: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

  • Localização: Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 700A – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-256

Museu da Vale

Museu Vale. Foto: Divulgação

Espaço criado com o objetivo de preservar a história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o Museu Vale alia cultura e educação por meio da promoção de mostras de arte contemporânea, além de ações educativas direcionadas a integração da comunidade e formação de novos públicos. Também tem uma linda vista para a baía de Vitória.

Inaugurado em 15 de outubro de 1998, o museu é uma iniciativa da Fundação Vale, instituição que realiza ações, projetos e programas sociais nas regiões onde a mineradora está presente.

Situado às margens da baía de Vitória, no bairro de Argolas, encontra-se instalado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, que foi construída para atender à Estrada de Ferro Vitória a Minas, em 1927.

  • Localização: Pátio da Antiga – Rua Vila Isabel, Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha

Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui