fbpx

Diversão

12 quilos de ingredientes para preparar a maior pizza do ES

Ela tem 90 centímetro de diâmetro, serve até 20 pessoas e pode chegar inteirinha na sua casa

Publicado

em

pizza

Naldo mostra a maior pizza do Espírito Santo. Foto: arquivo pessoal

Nesta segunda-feira, 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Pizza, essa iguaria da gastronomia que conquistou corações no mundo inteiro. Aqui no Brasil ganhou recheios e combinações inusitadas, virando até sobremesa. As variações de ingredientes, tamanhos e até formatos são muitos. Ela pode ser individual, para família e até para dezenas de pessoas, e não pense que estamos exagerando.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A maior pizza do Espírito Santo serve até 20 pessoas. São 90 centímetros de diâmetro, cerca de 12 quilos de ingredientes. Imagina o tamanho do forno para dar conta de assar tudo isso? “Nós pegamos um forno normal e adaptamos para caber. Afinal precisa caber a assadeira que comporte 90 centímetros de diâmetro”, disse Naldo Andrade, proprietário da pizzaria.

A idéia de fazer uma pizza com todo esse tamanho surgiu há 7 anos e desde então é um sucesso. “Recebemos muitos grupos de amigos, famílias, pessoas que estão fazendo aniversário. As pessoas se divertem. A gente vê que eles disputam que come mais. Mas uma coisa eu posso garantir: Até hoje ninguém chegou nem perto de comer uma sozinho. Não dá é muito grande”, afirmou Naldo.

A pizza que leva o nome de Golias, é feita com quatro sabores: calabresa, a moda da casa, portuguesa e frango com catupiry. Para saborear é necessário fazer agendamento pelos telefones (27) 99894-3082 ou (27) 99201-2116. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp.

A pizzaria fica em Feu Rosa, na Serra. Mas ela pode chegar chegar inteira e quentinha na sua casa. “Nós fazemos entregas. Damos preferência por entregar na Serra, pela dificuldade que é transportar uma pizza deste tamanho. Mas nós já levamos para Praia do Canto, em Vitória e até Praia da Costa, em Vila Velha”, explicou o comerciante.

COMO SURGIU A PIZZA

A história da pizza teve início na antiga Babilônia, há mais de 4.000 anos, com o surgimento do pão achatado assado em fornos de barro. Mas foi na antiga cidade de Nápoles, na Itália, que a pizza como a conhecemos hoje começou a ganhar forma. No século XVII, o pão achatado começou a ser coberto com ingredientes variados, como queijo, ervas e alho, tornando-se uma opção de comida rápida para as pessoas da região.

A palavra “pizza” foi mencionada pela primeira vez em um documento oficial em 997 d.C. Durante séculos, a pizza permaneceu uma especialidade napolitana, até que a rainha Margherita, esposa do rei Umberto I, visitou a cidade em 1889. Diz a lenda que ela ficou cansada de comer pratos franceses requintados e pediu para experimentar algo típico de Nápoles. Foi assim que o famoso pizzaiolo Raffaele Esposito criou uma pizza em homenagem à rainha, com ingredientes representando as cores da bandeira italiana: molho de tomate, queijo mozzarella e manjericão fresco.

A popularidade da pizza se espalhou rapidamente, primeiro pela Itália e depois para o resto do mundo. Com a emigração italiana no final do século XIX e início do século XX, a pizza chegou aos Estados Unidos e ganhou adaptações e sabores variados, como a famosa pizza de Nova York e a deep-dish pizza de Chicago.

Hoje em dia, a pizza é uma das comidas mais amadas e consumidas globalmente, com uma infinidade de sabores, estilos e combinações de ingredientes. Ela evoluiu muito desde seus humildes começos, mas continua a ser um símbolo da cozinha italiana e um prato que une pessoas ao redor do mundo em torno de uma paixão comum: a apreciação de uma fatia de pizza saborosa.

SERVIÇO

Maior pizza do Espírito Santo
Onde: Point Cristão
Endereço: Rua das Dálias, 41, Feu Rosa – Serra
Contato: (27) 99894-3082 ou (27) 99201-2116


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui