Dinheiro
Turismo de experiência: ES capacita produtores para receber visitantes
Estado vai oferecer capacitação para 60 negócios de todas as regiões turísticas capixabas durante um ano

Turismo de experiência. Foto: Setur/Divulgação
O Espírito Santo já é referência quando o assunto é agroturismo. Mas, além de oferecer ao visitante um momento de lazer com belas paisagens e delícias produzidas artesanalmente em várias regiões, o Estado quer que o turista tenha a experiência de vivenciar a produção de alimentos ou de estar nas comunidades.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para ampliar e qualificar o turismo de experiência no Espírito Santo, a Secretaria de Turismo vai oferecer, em parceria com o Sebrae, capacitação e consultoria para 60 negócios de todas as regiões turísticas capixabas. O trabalho deve durar um ano.
O objetivo é formatar pacotes comerciais estruturados de cafés especiais, cerveja artesanal, produtos de agroturismo, aldeias indígenas e quilombos, observação de aves e turismo religioso.
Segundo a secretária de Turismo, Lenise Loureiro, a intenção é que os empreendimentos criem novos produtos para aperfeiçoar o atendimento ao público, oferecendo experiência a fundo.
“O curso vai mostrar como podem aperfeiçoar um atrativo e fazer com que ele seja mais convidativo e passe a ter papel de experiência de formação de conhecimento na vida da pessoa. O turista quer ir à praia, mas também quer conhecer uma produção de queijo, de cervejas e de cafés especiais e se puder ainda participar dessa produção”, destaca Lenise.
Para Lenise, quando o turista conhece todo o processo do empreendimento, do plantio à colheita, a visita vai ser inesquecível e o estabelecimento também será ainda mais divulgado. Por isso, o turismo de experiência é algo que o governo do Estado está buscando para se tornar referência nos próximos anos.
“Já temos Venda Nova do Imigrante com o título de capital nacional do agroturismo, mas queremos estender essa possibilidade para outros municípios capixabas, por isso estamos oferecendo o curso para empreendedores de todo o estado. Vamos fortalecer um turismo que traz aprendizado único e proporciona também a experiência de conhecer a história das famílias empreendedoras”, destaca.
Inscrições até o dia 15
Está disponível o formulário dirigido aos interessados em participar da capacitação e consultoria para empreendimentos referentes a Turismo de Experiência. São 60 vagas dirigidas a empreendimentos de todas as regiões turísticas capixabas.
A primeira etapa da qualificação é de diagnóstico individualizado. Na sequência, acontece um workshop para definição de metodologia e estruturação da experiência. O processo será finalizado com consultoria personalizada pós–estruturação da jornada de experiência. A contratação prevê ainda duas avaliações de acompanhamento durante um ano.
O formulário para inscrição está disponível e pode ser preenchido neste link https://forms.gle/nHDepgbdrkkCt2PJ6 até o dia 15 de março. Caso as vagas não sejam preenchidas será aberto novo período de inscrições.
