fbpx

Dinheiro

Portos do ES terão investimentos de R$ 26 milhões para dragagem

O anúncio das obras de dragagem dos portos foi feito em evento com o ministro Silvio Costa Filho

Publicado

em

porto de vitória

A Vports anunciou investimento de R$ 26 milhões para obras de dragagem dos portos de Vitória e Barra do Riacho.

A Vports anunciou, nesta segunda-feira (23), que fará investimento de R$ 26 milhões para obra de dragagem no Porto de Vitória e de Barra do Riacho, no norte do Espírito Santo. O evento contou com a presença do ministro ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A dragagem dos portos de Vitória e Barra do Riacho representa a segunda fase dos investimentos da Vports. Na primeira fase, foram aplicados R$ 180 milhões em obras de modernização da infraestrutura. Ao todo, foram concluídos e entregues oito projetos que trazem mais eficiência, dinamismo e competitividade ao complexo portuário capixaba.

De acordo com o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, o projeto de dragagem é estratégico para aumentar a competitividade dos portos, permitindo a manutenção da profundidade dos canais.

Em Vitória, está prevista a remoção de 280 mil metros cúbicos de sedimentos. No caso de Barra do Riacho, o volume será de 350 mil metros cúbicos, sendo essa a primeira dragagem do porto desde sua inauguração em 2013. As obras estão programadas para ocorrer entre outubro deste ano e fevereiro de 2025.

“São projetos importantes dentro do propósito de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. Temos uma vantagem competitiva em função da localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando a impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil, dentro de um projeto sólido, de crescimento e desenvolvimento compartilhado”, afirma Gustavo Serrão.

Ao completar dois anos de concessão dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, a Vports acaba de concluir os investimentos de R$ 180 milhões previstos no contrato de concessão em obras de modernização da infraestrutura. Foram concluídos e entregues oito projetos que trazem mais eficiência, dinamismo e competitividade ao complexo portuário capixaba. Agora, uma ferrovia passa por dentro do porto, permitindo a expansão de novos negócios, principalmente em graneis agrícolas.

A entrega e inauguração oficial das obras acontece nesta segunda, dia 23, em cerimônia no Porto de Capuaba, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; e do diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão. O evento também marca a assinatura do termo para dragagem dos Portos de Vitória e Barra do Riacho e o anúncio do décimo contrato assinado pela autoridade portuária nesses primeiros 24 meses.

Obras concluídas no portos

Entre os projetos contemplados nos investimentos de R$ 180 milhões concluídos, está a revitalização da estrutura ferroviária localizada dentro da área do porto, no município de Vila Velha. Nas próximas semanas, o ramal já poderá ser utilizado. A ferrovia abre caminhos para a criação de uma nova rota logística entre a região Centro-Oeste, com trilhos partindo de Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo.

A estrutura tem capacidade para aumentar o volume de cargas escoadas pelo porto em aproximadamente 5 milhões de toneladas. Esta, entre outras iniciativas, vão contribuir para aumentar a capacidade de movimentação em 80% até 2029.

A expectativa é de que a nova estrutura ferroviária – ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – seja utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.

Outro projeto foi a recuperação dos berços 905 e 206 no Terminal Portuário de Paul, utilizados na movimentação de gusa e combustíveis. A reforma trouxe benefícios como maior produtividade para as operações, além da extensão da vida útil das estruturas.

As obras apresentadas também incluem a recuperação dos dois silos horizontais localizados em Capuaba, Vila Velha, que, juntos, têm capacidade para armazenamento de 80 mil toneladas de granéis sólidos vegetais como trigo, malte, farelo de soja, milho, entre outros.

Também foram recuperados cinco armazéns de importância histórica e cultural localizados no centro de Vitória: dois deles (1 e 2), com 1,5 mil metros quadrados cada, serão utilizados para fins comerciais, além de reformas de berços e adequações estruturais para diversificar os tipos de carga transportadas.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui