fbpx

Dinheiro

Pix volta a funcionar após falhas; saiba o que aconteceu

Houve problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix na manhã desta segunda-feira (14/10)

Publicado

em

celular apontado para o QRCode do Pix

QRCode de Pix. Foto: FreePik

O serviço do Pix voltou à normalidade após apresentar falhas na manhã desta segunda-feira (14), informou o Banco Central (BC). Durante o período da manhã, clientes de diversas instituições financeiras relataram que o sistema de pagamentos instantâneos estava fora do ar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o DownDetector, uma plataforma que rastreia falhas em serviços em tempo real, foram registrados problemas em instituições como Nubank, Inter, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, entre outras.

O BC confirmou a ocorrência de problemas técnicos e, em nota, afirmou que a situação foi resolvida.

“Houve problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix na manhã desta segunda-feira (14). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já foi solucionado”, comunicou o BC.

Pix

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Lançado em novembro de 2020, ele permite que transferências de dinheiro sejam realizadas de forma rápida, segura e gratuita (para pessoas físicas), 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Com o sistema, as transações são concluídas em até 10 segundos, e o serviço pode ser utilizado por meio de aplicativos de bancos ou instituições financeiras.

Para realizar transferências via PIX, os usuários podem registrar “chaves PIX”, que são identificadores simples como número de telefone, CPF, e-mail ou uma chave aleatória gerada pelo sistema. O objetivo é facilitar pagamentos e transferências, substituindo métodos mais lentos e tradicionais, como DOC, TED e boletos bancários.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui