fbpx

Dinheiro

Do Airbnb ao síndico profissional: procura por condomínios aumenta

Os desafios na área serão debatidos nos dias 22 e 23 de agosto, na 7ª edição da Expo Condomínio Completo

Publicado

em

Condomínios em Vila Velha

Condomínios em Vila Velha. Foto: Divulgação

Apartamentos alugados pelo Airbnb, pontos de recarga de carros elétricos, novas regras de manutenção preventiva dos prédios… O universo que envolve a administração de condomínios é complexo e exige gestão profissional para que prevaleça o bom convívio entre os condôminos e para evitar dores de cabeça no futuro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos (INCC), mais de um terço da população brasileira vive em condomínios residenciais. São cerca de 80 milhões de pessoas que moram em mais de 520 mil empreendimentos. Em 2016, eram cerca de 420 mil condomínios, e agora, em 2024, já são 520 mil.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios no ES (Sipces), Gedaias Freire da Costa, explica que administrar condomínios hoje é uma tarefa de muita responsabilidade, começando pela exigência do registro da empresa administradora de condomínios e do síndico PJ no Conselho Regional de Administração (CRA-ES).

> De Fiat Uno a Hilux: leilão de veículos no ES tem lances a partir de R$2 mil

Os desafios na área serão debatidos nos dias 22 e 23 de agosto, na 7ª edição da Expo Condomínio Completo, evento gratuito que, pela primeira vez, será realizado no Pavilhão de Carapina. na Serra. É o ambiente perfeito para síndicos, moradores, administradores e empresários deste universo tão amplo – que vai dos elevadores às áreas de lazer. Além da exposição e lançamento de produtos e serviços, haverá um ciclo de palestras. A previsão é que o volume de negócios chegue a R$ 60 milhões.

“Hoje, temos demandas muito complexas na administração dos condomínios. Por exemplo, na área trabalhista, há um novo sistema do governo Federal chamado ´Domicílio Eletrônico Trabalhista’, pelo qual é feita toda a comunicação com os empregadores do país. Portanto, isso precisa estar estruturado em um condomínio”, detalha Gedaias.

Ele explica que uma outra preocupação da administração de um condomínio deve ser com a norma técnica 17.170, da ABNT, que entrou em vigor recentemente. Ela não serve apenas como garantia da edificação por parte da construtora, mas também traz normas sobre manutenções preventivas que devem ser realizadas pelo condomínio para que os seus direitos sejam garantidos.

Sobre a locação por aplicativo, o presidente explica que há dois entendimentos por parte do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um deles é de que, se a convenção condominial diz que o edifício é exclusivamente residencial, o aluguel por Airbnb é proibido. O outro entendimento, no entanto, considera que a convenção pode ser alterada com a aprovação de dois terços dos condôminos, e assim, permitir a locação por aplicativo. Ou seja: polêmica à vista.

> 12 voltas na Terra: patinetes em VV percorrem 500 mil km em 3 meses

Uma outra tendência hoje são os pontos de recarga dos carros elétricos. O presidente do Sindicato explica que o condômino tem direito a instalar um ponto de recarga em sua vaga, ligado diretamente ao seu relógio. Gedais destaca que, se houver uma grande demanda por pontos no edifício, o condomínio pode instalar uma estação de coletivo ou adotar totens de recarga – com cada condômino pagando por seu consumo.

Fabiana Ayres, proprietária da administradora de condomínios Condominiar, destaca que o aquecimento do mercado imobiliário no estado fez aumentar a procura por síndicos profissionais e destacou o desafio de acompanhar as mudanças na legislação. “A gente precisa trabalhar com o foco no dia a dia. O mais difícil é acompanhar as mudanças na legislação. Por isso, é fundamental ter um profissional capacitado”, diz.

“Nós vamos trazer o que tem de melhor no mercado para suprir as necessidades das administradoras de condomínio. São produtos e serviços que melhoram o dia a dia dos condôminos”, explica o diretor comercial da Realiza Editora & Eventos, realizadora da Expo Condomínio Completo, Éder Mota.

O evento tem apoio institucional do Sipces e patrocínios do Sicoob, Brasas Extintores, Nacional Gás e Raízen Power. A correalização é do Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO

7ª edição da Expo Condomínio Completo

Dias: 22 e 23 de agosto (quinta e sexta-feira, das 14h às 22h)
Local: Pavilhão de Carapina, na Serra
Inscrições: www.expocondominiocompleto.com.br / ou na portaria do evento
Entrada franca
*Estacionamento livre


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui