fbpx

Dinheiro

As profissões brasileiras valorizadas (e bem pagas) no exterior

Odontologia, publicidade e mecânica são algumas das profissões em que os brasileiros são reconhecidos por sua excelência técnica e eficiência profissional

Publicado

em

Dentista. Foto: FreePik

a odontologia brasileira é conhecida internacionalmente pela excelência técnica. Foto: Freepik

Conhecido pelo futebol, samba e carnaval, o brasileiro é famoso por sua simpatia no exterior. E embora essa seja uma imagem bastante conhecida do país no mundo, muitas pessoas desconhecem o fato de que profissionais brasileiros também são altamente valorizados em outras áreas ao redor do planeta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Conheça setores nos quais os profissionais brasileiros são reconhecidos por sua excelência técnica e eficiência profissional – e onde características “típicas” como espontaneidade e paixão têm sido um grande diferencial.

Dentistas

Os dentistas brasileiros são apreciados no exterior, principalmente pelo atendimento, por ser mais humanizado. Conhecidos por sua simpatia, o tratamento e a comunicação com o paciente, são o que conquistam os estrangeiros. Além disso, a odontologia brasileira é conhecida internacionalmente pela excelência técnica.

Por exemplo, em 2022, o curso de odontologia da USP foi considerado o melhor do mundo na classificação internacional SCImago Institutions Rankings (SIR). Outro ponto forte, é que o Brasil é conhecido por exportar novas técnicas, como o Digital Smile Design (DSD), conceito desenvolvido em 2007 pelo dentista e ceramista brasileiro Christian Coachman. Esse metódo permite ao profissional projetar tratamentos e mostrar ao paciente uma prévia do resultado.

No Reino Unido, os dentistas brasileiros são bem reconhecidos, além de ser, consequentemente, bem remunerados. Essa área tem grande demanda no país, com oportunidades de expansões.

Publicitários

A publicidade brasileira possui a fama de ser inovadora. Um dos exemplos de sucesso é que em 2022, o país foi (novamente) destaque no Festival de Criatividade de Cannes – principal prêmio da publicidade mundial – foram 70 leões trazidos para o território brasileiro. No geral, o país é o terceiro mais premiado no mundo.

Um dos segredos desse êxito é a miscigenação do Brasil. A vivência com diversas culturas facilita a “conversa” com pessoas de outras nacionalidades, possibilitando uma maior identificação com o que é produzido no país.

O jeito brasileiro também se destaca no jeito de se comunicar. A facilidade se expressar, sem o medo de se posicionar, o jeito latino de trazer emoção e sentimento ajudam na hora de desenhar e concluir um projeto. Grandes ideias com uma história bem contada e com emoção conseguem conquistar o público.

A Lu do Magulu, é uma grande case de sucesso da publicidade brasileira. Ela foi vencedora do Leão de Ouro em Cannes. A personagem se tornou, inclusive, a maior influenciadora digital virtual do mundo, estando na frente de nomes como Barbie e Minnie Mouse, mesmo falando português.

Chefs

A mistura, o tempero e a diversidade culinária também fazem sucesso a fora do Brasil. Chefs brasileiros se destacam em restaurantes pelo mundo a fora. Ademais, o jeito trabalhador, esforçado e com muita vontade de fazer acontecer ajudam a se destacar mais.

A cozinha de restaurantes tendem a ser agitadas e com muitas demandas, por isso, esse jeito brasileiro se realça.

A biodiversidade do país, que gera sabores únicos em biomas tão diferentes, também é vista como um dos fatores que diferencia a comida de chefs brasileiros.

Mecânicos

A área da mecânica é outra que acumula prêmios no exterior. Um exemplo, é o paulista Fernando Henrique Cruz, ele foi eleito o melhor mecânico do mundo em 2019 no Global TechMasters Truck, na competição global promovida pela Mercedes-Benz a cada dois anos.

Com seus prós e contras, o famigerado “jeitinho brasileiro” é o que torna os mecânicos brasileiros tão populares no exterior. Por ser focado em correção e manutenção de veículos, esse jeitinho se destaca pois em muitas vezes o profissional consegue corrigir o problema sem ter de trocar todas as peças.

O fato do profissional brasileiro conseguir resolver um problema de forma mais fácil e sem tanto custo, ajuda a conquistar a fidelidade dos clientes. Essa habilidade do improviso é uma das razões da popularidade do profissional.

Pedreiros

Outro profissional brasileiro que está sendo requisitado no exterior, são os pedreiros, carpinteiros e indivíduos que atuam no setor pesqueiro. O Reino Unido está com escassez de mão de obra nessas áreas e por isso está facilitando o visto para essas trabalhadores.

O setor da construção é uma área de boas oportunidades e que os brasileiros também possuem boa reputação. Reparadores de telhados e gesseiros também estão na lista de ocupações com escassez.

Profissionais que atuam nessas áreas podem solicitar um visto de trabalhador qualificado (skilled worker) para atuar no Reino Unido. Para pedir o visto, o profissional precisa de uma oferta de trabalho de um empregador no país antes de dar entrada no visto, além de atender aos requisitos do idioma inglês.

Uma vantagem dessas facilidades é que o profissional tem o benefício de pagar taxas de visto mais baixas. A categoria também segue regras mais flexíveis em relação ao valor do salário exigido para aplicar para o visto.

Enfermeiros

A escassez de enfermeiros na Alemanha, especialmente em cidades menores e lares para idosos, tem levado ao aumento do recrutamento de profissionais de saúde no exterior. O governo alemão tem enfrentado dificuldades para suprir essa demanda apenas com indivíduos formados no país.

Além disso, as profissões de enfermagem na Alemanha tendem a envolver uma formação mais voltada para o aspecto técnico. Apenas cerca de 1% a 2% dos enfermeiros formados lá possuem licenciatura.

Diante desse contexto, os ministros do Trabalho e das Relações Exteriores da Alemanha visitaram o Brasil como parte de uma missão para incentivar o recrutamento de enfermeiros.

Em junho de 2022, o governo alemão assinou um contrato com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do Brasil, por meio de sua agência federal de empregos, permitindo a contratação de profissionais brasileiros.

Segundo o conselho, o governo alemão planeja selecionar 700 enfermeiros brasileiros por ano. Até o momento, cerca de 200 já estão trabalhando na Alemanha com base nesse acordo, enquanto outros 374 estão concluindo os cursos de alemão.

O acordo estabelece que as condições de trabalho dos enfermeiros brasileiros seguirão as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O acordo é entre órgãos federais dos dois países e não com empresas privadas, garantindo proteção no trabalho, relações trabalhistas justas e éticas, oportunidades de crescimento salarial e de conhecimento, além de férias e períodos de descanso.

Os selecionados trabalharão sob supervisão e orientação dos empregadores durante três anos. Após esse período, sua permanência definitiva no país dependerá de uma avaliação de desempenho.