Dia a dia
Vitória terá unidade de acolhimento para dependentes químicos
Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Vitória lançou o edital de chamamento público para selecionar propostas para a gestão do espaço

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lança edital de Termo de Colaboração com OSC. Foto: Divulgação
Vitória vai contar com uma nova Unidade de Acolhimento Transitório Adulto, destinada a pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social e familiar. O objetivo é oferecer acolhimento provisório e acompanhamento terapêutico a essas pessoas. Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Vitória lançou o edital de chamamento público para selecionar propostas para a gestão do espaço.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com unidades masculina e feminina, a iniciativa terá capacidade para atender 30 pessoas inicialmente, com previsão de ampliação para 100 até 2025. O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a unidade “representará uma oportunidade de reintegração e transformação de vida, oferecendo um atendimento integral e integrando políticas públicas de saúde, educação e assistência social”.
Vitória se torna pioneira no Espírito Santo com a implantação da unidade. A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, explicou que o serviço funcionará em parceria com o CAPS Álcool e Drogas, oferecendo acolhimento e suporte terapêutico especializado. A unidade estará disponível 24 horas por dia, com 15 vagas em cada unidade masculina e feminina.
O serviço terá duração de até seis meses, com foco na reintegração social e familiar, além de promover a autonomia dos usuários. Segundo Rodrigo Scarabeli, referência técnica em Saúde Mental, a unidade atuará de forma integrada com outros serviços públicos, ampliando o cuidado necessário.
Com a implantação, espera-se reduzir problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, prevenir recaídas graves e garantir a continuidade do tratamento. A integração entre as secretarias e a Câmara Municipal foi destacada como fundamental para o sucesso da iniciativa, que já começa a gerar impactos positivos na comunidade.
O edital para o chamamento público estará aberto até 20 de dezembro de 2024, com mais informações disponíveis no Portal de Documentação Oficial da Prefeitura de Vitória.
