Dia a dia
Vitória terá unidade de acolhimento para dependentes químicos
Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Vitória lançou o edital de chamamento público para selecionar propostas para a gestão do espaço
Vitória vai contar com uma nova Unidade de Acolhimento Transitório Adulto, destinada a pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social e familiar. O objetivo é oferecer acolhimento provisório e acompanhamento terapêutico a essas pessoas. Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Vitória lançou o edital de chamamento público para selecionar propostas para a gestão do espaço.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com unidades masculina e feminina, a iniciativa terá capacidade para atender 30 pessoas inicialmente, com previsão de ampliação para 100 até 2025. O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a unidade “representará uma oportunidade de reintegração e transformação de vida, oferecendo um atendimento integral e integrando políticas públicas de saúde, educação e assistência social”.
Vitória se torna pioneira no Espírito Santo com a implantação da unidade. A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, explicou que o serviço funcionará em parceria com o CAPS Álcool e Drogas, oferecendo acolhimento e suporte terapêutico especializado. A unidade estará disponível 24 horas por dia, com 15 vagas em cada unidade masculina e feminina.
O serviço terá duração de até seis meses, com foco na reintegração social e familiar, além de promover a autonomia dos usuários. Segundo Rodrigo Scarabeli, referência técnica em Saúde Mental, a unidade atuará de forma integrada com outros serviços públicos, ampliando o cuidado necessário.
Com a implantação, espera-se reduzir problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, prevenir recaídas graves e garantir a continuidade do tratamento. A integração entre as secretarias e a Câmara Municipal foi destacada como fundamental para o sucesso da iniciativa, que já começa a gerar impactos positivos na comunidade.
O edital para o chamamento público estará aberto até 20 de dezembro de 2024, com mais informações disponíveis no Portal de Documentação Oficial da Prefeitura de Vitória.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui