fbpx

Dia a dia

Vila Velha ganhará ciclovia entre Itaparica e Barra do Jucu

A prefeitura de Vila Velha autorizou o início dos trabalhos da Via Norte do Parque de Jacarenema, que inclui também a cosntrução de um calçadão

Publicado

em

Area de Jacarenema onde calçadão e ciclovia serão construídos

Novo calçadão e ciclovia entre Itaparica e Barra do Jucu, em VV. Foto: PMVV

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou nesta segunda-feira (06) a ordem serviço autorizando o início dos trabalhos da Via Norte do Parque de Jacarenema. A novidade vai interligar, com calçadão e ciclovia, a orla de Itaparica com a Barra do Jucu. “É uma grande obra, que as pessoas vão ter a oportunidade de vivenciar uma unidade de conservação que por anos passou por brigas e mais brigas”, disse Arnaldinho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em uma publicação na sua conta do Instagram, o prefeito disse que as brigas que duraram décadas impediram investimentos no Parque Natural Municipal de Jacarenema. “Em nossa gestão ele é realidade e está ganhando investimentos para ser referência no estado. Iniciamos a construção da sede e agora a Via Norte”, publicou.

Parque Natural Municipal de Jacarenema

Em setembro de 2023 aconteceu a autorização para o início das obras do Parque Natural Municipal de Jacarenema. Conquista classificada como fruto de três décadas de luta por parte de diversos atores, ambientalistas e membros da comunidade, que se uniram em prol da preservação desse importante recurso biológico.

Jacarenema possui uma área de 346 hectares, situada em um local marcado por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões e crimes ambientais, que agora se transformará em local de referência para a educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente na cidade de Vila Velha.

Na época, o prefeito Arnaldinho Borgo, ressaltou a importância histórica da implantação do parque e agradeceu aos diversos atores envolvidos, incluindo a ambientalista Maria do Carmo, Petrus Lopes, Nelson Abelha e o apoio do poder judiciário.

“Esta conquista representa um passo significativo para a preservação do ecossistema de Vila Velha e do Espírito Santo como um todo. As lágrimas que vemos hoje possuem significado, daqueles que deram a vida para proteger esse recurso nosso, canela-verde, mas que contribui e muito para a qualidade de vida dos capixabas. A semente que cada um deles plantou lá atrás, estamos regando agora, protegendo e permanecerá assim por muitas gerações”, destacou o prefeito.

A área, agora monitorada rigorosamente, cumprindo exigências do Ministério Público, contará com uma estrutura que inclui um Centro de Educação Ambiental, Posto de Fiscalização, Espaços para Oficinas Educacionais, Espaço Administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedores e um memorial que contará a história da luta pela implementação do Parque.

O investimento de pouco mais de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensação ambiental da iniciativa privada, foi homologado pela justiça após 15 anos de disputas legais.

Após a conclusão das obras e a implementação da Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal de Jacarenema será aberto ao público e se tornará mais uma sala de aula ao ar livre em Vila Velha, com auditórios, trilhas, locais para pesquisas e posto de policiamento ambiental. Esta conquista representa não apenas o renascimento do parque, mas também o início de uma nova era de educação ambiental e preservação em Vila Velha. Viva Jacarenema!


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui