fbpx

Dia a dia

Verão no meio do outono? Veja a previsão para os próximos meses

Mesmo que as temperaturas caiam nos próximos dias, ainda é possível dizer que “existe um verão no meio do outono”

Publicado

em

Outono já começou com altas temperaturas. Foto: FreePik

Outono já começou com altas temperaturas. Foto: FreePik

O outono começou oficialmente na última quarta-feira (20), mas o verão parece insistir em permanecer no Espírito Santo. A onda de calor persiste, sem dar trégua, marcando temperaturas acima de 35 ºC.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mesmo que as temperaturas caiam nos próximos dias, ainda é possível dizer que “existe um verão no meio do outono”. A frente fria que deve ficar estacionária entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo não deve atingir muito o estado, e serão pancadas de chuva com baixa intensidade.

O meteorologista do Incaper Vanel Maia ressalta que as temperaturas ainda ficam na casa dos 30 ºC, principalmente por conta da influência do El Niño. Esse fenômeno só deve encerrar o ciclo no mês de maio, e iniciar o La Niña, que tem um sinal mais forte em relação às chuvas. “Durante o inverno, estaremos com o La Ninã. Ele poderá trazer uma chuva acima da média em alguns pontos”, reforça.

Temperatura x Sensação térmica

Muita gente confunde ou não sabe a diferença entre temperatura e sensação térmica. Na temperatura, o termômetro faz a leitura direta do ar que passa em um sensor eletrônico, que gera o “valor” real do calor naquele local.

Já a sensação térmica, a medição é diferente. O índice de calor, que é um termo mais técnico, leva em conta também o cruzamento de duas variáveis. Uma é a temperatura e a outra é a umidade relativa do ar. Quanto maior a temperatura e maior a umidade relativa do ar, a sensação térmica fica maior.

“Em Cachoeiro, no último domingo, marcou 40,3 ºC na zona rural, no distrito de Pacotuba, onde o Incaper tem uma estação meteorológica, mas o índice de calor chegou a 48 ºC naquele domingo”, completa.

Chuva

Em relação a chuva, existem termos comumente confundidos pela população. Tromba d’agua e chuva torrencial, em muitos casos, são utilizados como sinônimos, mas são fenômenos diferentes.

“A tromba d’água é cientificamente um tornado. São ventos que vem em forma de espiral, que saem da base da nuvem em direção ao solo. Quando esses ventos em espiral não atingem superfície líquida, ele é um tornado, quando ele atinge uma superfície líquida, seja um rio ou lago, ele se torna uma tromba d’agua”, explica.

De acordo com ele, o que a população chama de tromba d’agua, na verdade é chamada de cabeça d’agua. Esse fenômeno acontece quando ocorre uma enxurrada com águas fortes que descem cachoeiras.

Veja a entrevista completa:


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui