Dia a dia
Três incêndios atingem área de vegetação em Guarapari
Equipes de Corpo de Bombeiros tentam apagar os incêndios próximos ao Parque Paulo César Vinha

O incêndio foi registrado em três bairros de Guarapari. Foto: Reprodução (Leitor)
Três incêndios atingem uma área de vegetação no município de Guarapari na tarde desta terça-feira (10). As regiões atingidas pelo fogo ficam próximas ao Parque Estadual Paulo César Vinha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndios foram registrados nos bairros Recanto da Sereia, Ilha do Sol e Condados de Guarapari e as equipes já estão no local para conter as chamas.
Ouvintes da rádio Bandnews ES enviaram imagens que mostram uma grande quantidade de fumaça na região e que pode ser vista por quem passa pela Rodovia do Sol.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só nos oito primeiros dias de setembro, o Espírito Santo registrou 91 focos de incêndio em vegetação. O número é quase o dobro do registrado durante todo o mês no ano passado, quando foram contabilizadas 54 ocorrências.
Ainda de acordo com os dados do Inpe, de janeiro ao dia 8 de setembro de 2024, foram registrados 425 casos contra 233 do mesmo período do ano passado. Pelo levantamento, por enquanto, agosto lidera o número de ocorrência, com 100 casos.
Por conta do grande número de queimadas, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou no último sábado situação de emergência no estado.
Orientações de Segurança para a População
Sobre como a população deve agir em caso de incêndio próximo, a Capitão Andresa do Corpo de Bombeiros orienta: “Se estiver próximo à residência, é importante sair. Realmente. A nossa prioridade são vidas.” A fumaça, além de tóxica, pode ser extremamente perigosa, e a segurança deve ser a prioridade. Ela alertou ainda para que, em casos de incêndio, as pessoas acionem o Corpo de Bombeiros em vez de tentar combater as chamas sozinhas, especialmente se não tiverem treinamento adequado.
