fbpx

Dia a dia

Superlua será visível na noite desta terça-feira

Esse fenômeno acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo da Terra

Publicado

em

Superlua. Foto: Agência Brasil

Superlua. Foto: Agência Brasil

Ao nascer do Sol desta terça-feira (14), pouco antes das 5 horas, lá estava ela: a Superlua, especialmente brilhante no céu. Para quem não viu o espetáculo nas primeiras horas do dia, ainda dá tempo de apreciar o fenômeno hoje à noite.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Esse fenômeno acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo da Terra, chamado de Perigeu. Quando isso acontece, a Lua pode parecer maior e mais brilhante.

Embora Superlua seja um termo popular, o fenômeno agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra. O tamanho do astro não se altera, apenas a percepção do tamanho ao olhar humano.

Em geral, o fenômeno ocorre de duas a três vezes por ano. Em 2022, será possível ver a Superlua tanto em junho, quanto em julho, e a próxima ocorrência será apenas em 2023. A dica é observar o fenômeno por volta das 18h, quando a Lua começa a aparecer.