fbpx

Dia a dia

Servidores decidem pelo fim da greve na Ufes

O retorno das atividades dos técnicos está previsto para o dia 2 de julho. A reunião aconteceu na Biblioteca do Campus da Ufes de Goiabeiras, em Vitória

Publicado

em

Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória. Foto: Chico Guedes

Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória. Foto: Chico Guedes

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes) decidiu pelo fim da greve em reunião nesta sexta-feira (28). O retorno das atividades dos técnicos está previsto para o dia 2 de julho. A reunião aconteceu na Biblioteca do Campus da Ufes de Goiabeiras, em Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nas redes sociais, o Sintufes comunicou a decisão de fim da greve, que já durava três meses. Em relação aos salários, ficou definido que após a segunda parcela (de 5%, em abril de 2026), o reajuste de alguns cargos chegará a cerca de 30%.

O movimento ocorre depois que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) decidiu pelo fim da greve no último fim de semana. Depois dessa decisão, cabe a cada instituição definir a retomada.

A proposta apresentada pelo governo – acatada pelo Comando Nacional de Greve – foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui