Dia a dia
Quase 500 toneladas de lixo são recolhidas das praias da Grande Vitória

Por mês, mais de 470 toneladas de lixo são recolhidas das praias da Grande Vitória. Em dias de mais calor, a situação piora, as praias recebem um número maior de pessoas, evoluindo também para uma quantidade maior de resíduos de embalagens de produtos alimentícios, como biscoitos e picolés, além de espetos de churrasquinhos, latas e garrafas de bebidas, entre outros.
Em Vitória, são recolhidas cerca de 11 toneladas de lixo nas praias por dia. Esse número sobe para até 21 toneladas diárias em alta temporada. O secretário da Central de Serviços de Vitória, Leonardo Amorim, afirma que a prefeitura tem instalado mais lixeiras nas praias para que os banhistas possam destinar corretamente os resíduos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Já na cidade Vila Velha, a prefeitura retira uma média diária de três toneladas e meia de resíduos da orla em dias normais e este número dobra aos finais de semana e feriados. No verão, essa média pode chegar a 13 toneladas. Entre os microlixos mais encontrados estão pontas e guimbas de cigarro, palito de pirulito e picolé, papel de bala, entre outros. Caminhões também auxiliam na retirada dos resíduos produzidos pelos quiosques e residências em toda a extensão da orla. Os municípios de Vitória e Vila Velha recebem ações de limpeza todos os dias nos períodos da manhã, tarde e noite.
Na Serra, o período de maior volume de lixo nas praias ocorre entre os meses de novembro a março e nos feriados com o calor intenso, quando há maior número de banhistas. Os pontos de maior acúmulo são as orlas de Jacaraípe e Manguinhos. Por isso, a Secretaria de Serviços informa que há uma equipe especializada em limpeza de praia, que atua na orla todos os dias. Os resíduos mais encontrados na cidade estão as garrafas de vidro, copos ou embalagens descartáveis, sacolas e cascas de coco.
A ambientalista e diretora do Projeto Pegada, que realiza trabalho de conscientização sobre limpeza das praias, Marcela Pretti, indica aos banhistas levar uma sacola para a praia para recolher o lixo produzido e ajudar a manter a areia limpas.
Segundo ela, apesar de as prefeituras serem responsáveis pela limpeza, deixar o lixo para trás gera grandes prejuízos à natureza, visto que uma única embalagem de alimento pode se partir e virar três ou quatro unidades de lixo, afetando a fauna e a flora.
OUÇA A MATÉRIA
