fbpx

Dia a dia

Professora detalha estratégias para alunos tirarem mais de 900 no Enem

Unindo dedicação e motivação, os alunos conseguiram alcançar notas entre 900 e 980 na prova de redação do Enem

Publicado

em

Professora ainda destaca que redação do Enem é uma das principais partes da prova. Foto: Reprodução

Uma escola de Domingos Martins teve 28 alunos com notas acima de 900 pontos na redação do Enem em 2023. A Escola Estadual Ponto do Alto conta com a professora Cleuzimária Rodrigues, que ministra aulas de Língua Portuguesa e Redação para os alunos do terceiro ano do ensino médio.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cleuza, como é conhecida na escola, é uma das responsáveis pelo sucesso dos alunos. Ela começou o trabalho em 2019 e, desde então, vem desenvolvendo um método de ensino que visa preparar os alunos para qualquer tema que possa ser abordado na redação do Enem.

“Os alunos vão preparados para qualquer tema. Independente de ser saúde, política, todo tema os estudantes tem muita bagagem para escrever sobre tudo”, destaca. Outra maneira de auxiliar a tirar boas notas são os repertórios. “A gente estuda o ano todo citações, alusões, leis, que a gente chama de repertório”, explica.

> Enem: aluna do ES nota 1.000 na redação dá dicas de estudo

A professora conta que não dominava a área de redação quando começou a trabalhar na escola, mas procurou estudar e entender como funcionavam as competências para conseguir corrigir os textos feitos pelos alunos

“Eu valorizo tudo que eles escrevem. Primeiro aquele elogio bacana e depois aquilo que precisa ser melhorado. Sempre corrijo os textos deles valendo 1000, igual os corretores fazem no Enem”, explica a professora em relação as correções dos textos.

Motivação

Para a professora, a motivação dos alunos é outro fator fundamental para o sucesso. “Um dos diferenciais é primeiro motivar a turma, acreditar na turma, valorizar cada estudante. No início do ano eu já sei que alguns alunos vão arrasar, mas a gente sempre pensa em equidade, um trabalho legal para todos, para que todos possam ter oportunidade”.

> Programa Pé de Meia: alunos vão receber R$ 2 mil por ano

Cleuza ressalta que se sente realizada em ver seus alunos alcançando bons resultados no Enem. Para ela, ao amar o que faz, fica fácil estar sempre animada no trabalho para ajudar os alunos. “O sonho deles é como se fosse o meu também”, lembra.

Leitura

Além do repertório, a professora também enfatiza a importância da leitura para o desenvolvimento da escrita. “Nós temos o projeto ‘pare tudo e leia’ e toda semana a gente destina uns 15 20 minutos para toda a escola parar para fazer a leitura”, conta. “A gente está sempre incentivando muito qualquer tipo de leitura, todos os gêneros. Nossa preocupação é que os alunos sejam realmente alfabetizados.”

Confira a entrevista completa com a professora


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui