fbpx

Dia a dia

Primeira ministra negra da história do TSE estará em Vitória

A ministra é uma das 15 mulheres palestrantes do evento e falará sobre crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça

Publicado

em

Ministra Edilene Lôbo

Ministra Edilene Lôbo. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Primeira magistrada negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Edilene Lôbo estará presente no XIII Encontro Brasileiro de Advocacia Criminal (EBAC), que acontece pela primeira vez em Vitória, entre os dias 5 e 7 de junho. A ministra é uma das 15 mulheres palestrantes do evento e falará sobre crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com a previsão de reunir mais de mil participantes, o EBAC vai contar com palestrantes de diferentes estados brasileiros. Além da ministra do TSE, nomes como o do juiz e professor, Alexandre Morais da Rosa, referência no meio acadêmico do Direito, e da professora titular de Direito Penal da USP, Ana Elisa Bechara, já confirmaram presença. Personalidades políticas como o governador Renato Casagrande e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também já foram convidados. Serão três dias de conteúdo e discussões sobre temas atuais da advocacia criminal como Fake News, lei anticorrupção, ESG e crimes eleitorais.

> Pessoas em situação de rua têm título de eleitor regularizado

“Essa discussão da defesa do estado democrático de direito estará com certeza na pauta. Outro assunto é o uso da tecnologia que muito está se discutindo. Não só a virtualização dos processos, os processos eletrônicos, como a questão das provas digitais. Hoje, se discute muito, se conversas de WhatsApp, vídeos, imagens, podem ser utilizadas como provas”, exemplifica o criminalista Ricardo Pimentel, presidente da Abracrim-ES.

O XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC) é promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) que, há mais de 30 anos, atua em defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas da advocacia criminal para o pleno exercício profissional.

PROGRAMAÇÃO

5 DE JUNHO
Abertura do evento com Gabriel Ignácio Anitua (Argentina)

6 DE JUNHO
– Mesa 1: Impactos da tecnologia e Estado Democrático de Direito, com Geraldo Prado (RJ), José Luís Bolzan de Morais (ES) e Ana Elisa Bechara (SP)
– Mesa 2: Prerrogativas da advocacia e perspectivo de gênero e raça, com Thiago Minagé (RJ), Silvia Souza (DF) e Soraia Mendes (DF)
– Mesa 3: Novas formas de advogar no âmbito da justiça criminal, com David Metzker (ES), Nestor Távora (BA) e Lígia Kunzendorff Mafra (ES)
– Mesa 4: Fake News e crimes contra o estado democrático de direito, com Raphael Boldt (ES) e Ricardo Jacobsen Gloeckner (RS)
– Mesa 5: Política criminal de drogas e execução penal, com Luiz Carlos Valois (AM), Maria Lúcia Karam (RJ) e Alice Bianchini (SP)

7 DE JUNHO
– Mesa 6: Crime, consumo e economia digital, com Raquel Scalcon (SP), João Paulo Martinelli e Laís Bergnstein (PR)
– Mesa 7: Crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça, com Edilene Lobo (MG), Ludgero Liberato (ES) e Carmen Hein de Campos (RS)
– Mesa 8: ESG, lei anticorrupção e advocacia criminal, com Flaviane de Magalhães Barros (MG), Ana Maria Prates Barroso (DF), José Eduardo Cardozo (SP)
– Mesa 9: Provas, novas tecnologias e sistema de justiça, com Alexandre Morais da Rosa (SC), Marina Pinhão Coelho Araújo (SP), Gabriel Brezinski Rodrigues (ES) e Aury Lopes Jr. (RS)
– Encerramento com Alberto Zacarias Toron (SP)

SERVIÇO

Evento: XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal – EBAC-ES
Data: 5, 6 e 7 de junho
Local: Espaço Patrick Ribeiro, Vitória-ES
Inscrições: Link
Saiba mais: Instagram @ebac܂abracrim


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui