fbpx

Dia a dia

Nova técnica é aplicada para recuperar restinga de Camburi

Será aplicada uma técnica inédita no Brasil para recuperar a vegetação nativa da praia

Publicado

em

Plantio de mudas de restinga na praia de Camburi. Foto: Prefeitura de Vitória

Iniciada há alguns anos, a recuperação da restinga da praia de Camburi, em Vitória, entra em nova fase. A partir de agora, será aplicada uma técnica inédita no Brasil para recuperar a vegetação nativa da praia. As novas áreas cercadas são cobertas com plantas nativas rasteiras e recebem mosaicos, que são canteiros de arranjos florísticos, formados por diferentes espécies típicas do bioma, incluindo plantas frutíferas, como pitangas e araçaúnas. Tudo muito bem estudado para garantir autenticidade, diversidade, beleza e vida longa ao ecossistema da praia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A aplicação da nova técnica foi apresentada na manhã desta sexta-feira (27), na inauguração da primeira etapa da recuperação da restinga em Camburi, em um plantio coletivo de mudas nativas. A ação foi conduzida pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e acompanhada por lideranças comunitárias, representantes de organizações ambientais e da empresa Vale, parceira no projeto de revitalização do bioma costeiro.

Vegetação recuperada

Entre o píer de Camburi e a avenida Adalberto Simão Nader, já foram montados 200 mosaicos, de 28 composições (modelos) diferentes, representando o plantio de 1.300 mudas herbácias, arbustivas e arbóreas, além de milhares de ipomeias (vegetação rasteira) e a reintrodução de cerca de 40 espécies que haviam desaparecido da orla.

Somente no evento desta sexta-feira, foram plantados bromélias, aechmeas, guriri, clusia, batinga, guapira, ervilha da praia, entre outras. Em setembro será iniciada a recuperação da restinga da área norte (próximo ao Atlântica Parque), até Mata da Praia. Em toda a orla, serão plantadas cerca de 25 mil mudas, além das ipomeias. A mesma técnica será usada em outras áreas de restinga de Vitória.

“Muito bom ver a integração entre Prefeitura, Câmara, sociedade civil e nós, da Vale, nessa entrega tão importante para Vitória. É impressionante como, quando todo mundo se une em prol de um objetivo, as coisas acontecem. Eu quero agradecer a oportunidade de estar junto de vocês todos, transformando a orla de Camburi”, disse José Lucio Soares, gerente de Relações Institucionais da Vale.

Já o representante do Instituto Últimos Refúgios diz que a inauguração da restinga é uma mensagem de esperança. “O que a gente precisa hoje em dia é disso: uma mensagem de esperança. Porque podemos perceber que as mudanças que estão acontecendo e que pessoas que fazem a gestão pública se preocupam com o meio ambiente”, disse.

Técnica valoriza a praia

A técnica do mosaico se diferencia por evitar espécies de arbustos mais altos e fechados ou mais vigorosos, que crescem e “abafam” outras espécies. Essas plantas acabam por ocupar toda a área, obstruir a vista para o mar e a iluminação. “A concepção do projeto valoriza a paisagem de Camburi, que é um dos principais cartões-postais de Vitória. As equipes da Semmam levaram em conta vários anos de experiências urbanísticas e ambientais para a criação desse projeto”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.

Segundo o engenheiro agrônomo Fernando Pratti, idealizador e coordenador do projeto, os mosaicos consideram as características de cada trecho da praia, solo, vento, temperaturas da areia. A areia, por exemplo, é originária de aterros, praticamente sem nutrientes, e atinge altas temperaturas, causando a desidratação e a morte das mudas.

Diante desse desafio, o Viveiro Municipal Reverendo Jaime Wright, se dedicou à produção de espécies mais resistentes e o projeto dos mosaicos adotou cobertura de serrapilheira, obtida com a trituração de material originário das podas realizadas na cidade. “A serrapilheira possibilita a irrigação regular, protege a umidade e a temperatura do solo e ainda atua como adubação”, explica Pratti. Com esses cuidados, a pega das mudas plantadas tem alcançado quase 100%, um índice recorde também.

Cercamento

O cercamento das áreas de restinga na praia de Camburi está sendo realizado pela Prefeitura de Vitória em parceria com a Vale. Coube à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) a concepção do projeto, o planejamento e a coordenação dos plantios, sendo de responsabilidade da empresa a coordenação da equipe de campo e o custeio da operação.


Voltar para o topo


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui