fbpx

Dia a dia

Mais de 1,8 mil pessoas estão fora de casa devido às fortes chuvas

As 1.856 pessoas desalojadas são de Bom Jesus do Norte (1.832) e Linhares (24). Os desabrigados são de Bom Jesus do Norte (19)

Publicado

em

Mimoso do Sul. Foto: Reprodução/Instagram

Mimoso do Sul. Foto: Reprodução/Instagram

A chuva que vem atingindo o Espírito Santo desde a semana passada deixou pelos menos 1.875 pessoas fora de casa, sendo 19 desabrigados e 1.856 desalojadas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na tarde desta quarta-feira (25).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nas últimas 24 horas, Rio Novo do Sul aparece com o maior acumulado de chuva: 150,4 milímetros. Acompanhada de Afonso Cláudio (113,69 milímetros), Atílio Vivacqua (108,2 milímetros) e Mimoso do Sul (100,4 milímetros). Por conta da chuva forte, duas cidades capixabas estão classificadas com risco alto para transbordamento de rio: Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo a Defesa Civil, as 1.856 pessoas desalojadas são de Bom Jesus do Norte (1.832) e Linhares (24). Os desabrigados são de Bom Jesus do Norte (19). Desalojado é a pessoa que precisou sair de casa temporariamente e pode ficar abrigada na residência de outras pessoas. O desabrigado é quem precisou sair de casa, pois perdeu o imóvel, não tem onde ficar e precisa ser levado para um abrigo providenciado pelo poder público.

BOM JESUS DO NORTE

Muitas ruas ficaram alagas após o Rio Itabapoana ultrapassar a cota de inundação e atingir 5,3 metros. Muitas famílias precisaram deixar suas casas e muitas quedas de barreiras foram registradas na zona rural. Equipes da prefeitura percorrem o município para dar suporte à população e trabalha no restabelecimento de Bom Jesus do Norte.

MIMOSO DO SUL

Devido às fortes chuvas, Mimoso do Sul ainda está com o abastecimento de água comprometido e sem acesso telefonia. Muitas quedas de barreiras foram registradas na rodovia ES 177. De acordo com o prefeito Peter Costa, os danos causados pelas chuvas dos últimos dias foram muito maiores do que nas últimas cinco.

A orientação é que quem puder, deve ficar em casa. O município ainda está em alerta para chuvas fortes. Equipes da Defesa Civil do Município tem visitado os locais mais afetados e auxiliado as famílias atingidas pelas chuvas. Caso você precise de ajuda, baste entrar em contato por meio do WhatsApp (28) 98112-0828 ou da Defesa Civil no (28) 99934-7618.

Para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas, a Paróquia São José, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, lançou uma campanha de arrecadação de doações. Você pode colaborar com qualquer valor pelo PIX [email protected] ou por agência bancária: Banco Sicoob Sul, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, conta poupança: 63397365-3 Agência: 0001. CNPJ: 27.071.950/0020-26. As doações também podem ser feitas na Escola Monsenhor Elias Tomasi (Ginásio).

LINHARES

O nível do Rio Doce recuou e atingiu a marca de 3,51 metros no início da manhã desta quarta-feira (25), patamar acima da cota de inundação que é de 3,45 metros, conforme os dados do último boletim da Defesa Civil Municipal de Linhares. A tendência é que o nível do rio continue baixando nas próximas horas.