Dia a dia
Lula anuncia plano estratégico para retomar aliança com Argentina
Ao lado de Alberto Fernández, o presidente acredita não fazer sentido o Brasil perder a parceria econômica com a Argentina

Alberto Fernández foi recebido com honras militares. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Lula recebeu, nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O intuito do encontro é estabelecer um plano com cerca de 100 ações para relançar a aliança estratégica entre Brasil e Argentina.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após uma reunião privada no Palácio do Planalto, Fernández recebeu uma condecoração do governo brasileiro em reconhecimento aos serviços prestados. Em seguida, Lula fez um pronunciamento no Palácio do Itamaraty sobre o plano estratégico.
“Hoje, adotamos um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento”, declarou.
Ainda não houve maiores detalhamentos sobre o plano, entretanto Lula afirmou que irá ser criada uma linha de financiamento voltada para as exportações brasileiras feitas para a Argentina. Além disso, o presidente também citou o financiamento das obras do gasoduto de Nestor Kirchner, feito pelo BNDES.
“Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não. Todo mundo tem a ganhar, as empresas e os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, pontuou.
É a quarta visita de Fernández ao Brasil em 2023. O Ministério das Relações Exteriores reforçou que o presidente argentino veio a convite de Lula para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países vizinhos.
“Reafirmamos hoje que a integração é uma política de Estado e que nossa parceira deve ser cultivada no mais alto nível”, disse.
