fbpx

Dia a dia

Jornada ‘Música Mulheres’ abre inscrições para projeto musical

O protagonismo feminino é o tema de uma série de atividades voltadas para formação de mulheres na cena musical 

Publicado

em

Projeto é voltado para a promoção da diversidade no mercado da música. Foto: Divulgação

Quem você conhece da nova geração de mulheres na música? Talentos não faltam quando a gente olha para o cenário capixaba, por exemplo. São artistas sonoras, musicistas, compositoras, escritoras, produtoras musicais, designers de som, sonoplastas e muitas outras criadoras que se inserem no mercado e conquistam seus espaços, ainda que a visibilidade, por exemplo, não acompanhe o mesmo ritmo. Pensando em inspirar e fortalecer o trabalho dessas mulheres, o projeto Música Mulheres está com inscrições abertas até o próximo dia 10 para uma jornada de formação nesse setor.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ao todo estão sendo disponibilizadas 10 vagas gratuitas para mulheres que trabalham ou desejam trabalhar na área musical. A Jornada Música Mulheres conta com 07 encontros online e um presencial, que visam trocas de experiências entre as participantes e será conduzido pela escritora, gestora e produtora cultural capixaba Fernanda Nali, da Fina Produtora e a cantora e produtora paulista, Iraê Garcia, da Iraê Produções Culturais.

Nessa primeira etapa do projeto o objetivo é criar um ambiente de trocas de experiências e aprendizado, abordando nos encontros temas que envolvem produção fonográfica, direitos autorais, elaboração de projetos, autogestão de carreira entre outros.

“Queremos mostrar que nada que está em torno da produção da música é um ‘bicho de sete cabeças’, porque tudo parece muito longe da gente. O objetivo é trazer isso para perto, mostrar que muitas dessas ferramentas nós já temos e não sabemos aplicar no setor cultural. Vamos identificar como é mais viável, palpável e real a vida cultural e que podemos desejar como em qualquer outra profissão, em qualquer outro setor. Inclusive ampliar o olhar observando que temos diversas formas de poder trabalhar dentro do campo musical sem ser necessariamente artista, compositora ou produtora musical. Toda a cadeia precisa de outras funções, outras profissionais que podem se especializar na área musical”, comenta Iraê.

Nas outras etapas do projeto Música Mulheres, que tem previsão de ocorrer em abril, serão realizadas atividades como residência artística, oficinas, painéis e uma mostra de música, com o intercâmbio entre as artistas do Espírito Santo, Julia Nali, Inara Novaes e Fernanda Nali e Wanessa Dourado e Iraê Garcia, de São Paulo e Ana Tomich, de Minas Gerais.

“O projeto é voltado para a promoção da diversidade de gênero no mercado da música e partiu da percepção de que, embora as mulheres continuem a se inserir na música e em todos os espaços com franca ascensão, a visibilidade e credibilidade ainda não é realidade alcançada com plenitude. Ainda é muito comum festivais, resultados de editais e mesmo equipes de trabalho predominantemente masculina: se prestarmos atenção, mulheres instrumentistas, ocupando funções técnicas e de direção e produção musical são exceções. Consideramos como necessário que ações na área da cultura e da música contemplem uma dimensão educativa e social comprometida com a construção de espaço para que debates e processos aconteçam com alguma profundidade. Daí o foco central do projeto ser atividades formativas, residência e intercâmbio”, ressalta Fernanda.

Também em abril, acontece uma série de oficinas gratuitas ministradas pelas artistas convidadas. A ação será na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), que fica no Centro de Vitória.

O projeto é uma idealização das produtoras Fernanda Nali e Iraê Garcia, com realização e produção da FiNA produtora e Iraê produções Culturais e Apoio da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo), FAESA, Casa da Música Sônia Cabral, Guanaaíni Hostel e realizado com recursos do Funcultura, do Edital Setorial de Música 021/2021 da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Serviço

Jornada Música Mulheres
Inscrições: até 27/02 pelo link bit.ly/musicamulher-es
Data: 13/03 a 14/04
Horário: 19h às 21h
Local: Encontros online (13 a 22/03) e presencial, dia 14/04, no Palácio da Música Sônia Cabral, Rua São Gonçalo – Centro, Vitória/ES.
Vagas: 10
Gratuito.

Encontro aberto – Jornada Música Mulheres
Data: 08/03
Local: Canal da FiNA no Youtube (https://www.youtube.com/c/FiNAprodutora)
Gratuito. Live de apresentação do projeto.