fbpx

Dia a dia

Jacaré encontrado na restinga de Jardim Camburi volta à natureza

O animal foi resgatado e encaminhado para avaliação médica. Saudável, ele foi liberado no mesmo dia em uma lagoa do Parque da Vale

Publicado

em

Crianças tiveram uma aula sobre conservação ambiental após a captura do jacaré. Foto: Projeto Caiman

Crianças tiveram uma aula sobre conservação ambiental após a captura do jacaré. Foto: Projeto Caiman

Frequentadores do Atlântica Parque em Jardim Camburi, na capital, se depararam nesta quarta-feira (24) com um jacaré-do-papo-amarelo que atravessava a restinga, próximo da faixa de areia da praia. Apesar do susto, o animal foi capturado por especialistas, avaliado e devolvido à natureza no mesmo dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A captura foi feita pelo Projeto Caiman, uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, que visa a preservação do jacaré-de-Papo-Amarelo, espécie símbolo da Mata Atlântica. O projeto é uma iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie, responsável por gerar dados técnicos-científicos de saúde e ecologia do animal em todo o país.

De acordo com o biólogo do Projeto Caiman Iago Ornellas, o animal encontrado é um macho jovem de aproximadamente um metro de comprimento. Crianças que estavam no parque e acompanharam a ação, ainda tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a espécie com a equipe de resgate.

“Aproveitamos para fazer uma aula de Educação Ambiental. Em seguida, ele passou por uma avaliação médica, recebeu todo o suporte veterinário e recebeu uma marcação com microchip para monitoramento. Como estava saudável, o soltamos em uma lagoa do Parque da Vale, local alagado apropriado para a espécie”.