fbpx

Dia a dia

Irmãos Menendez: promotor recomenda revisão de sentença

Erik e Lyle Menendez foram condenados em 1996 à prisão perpétua após assassinarem os pais dentro de casa, na Califórnia

Publicado

em

Erick e Lyle, os irmãos Menendez. Foto: Reprodução/Netflix

Erick e Lyle, os irmãos Menendez. Foto: Reprodução/Netflix

Promotores de Los Angeles recomendaram uma revisão da sentença dos irmãos Erik e Lyle Menendez, condenados por matar os pais em 1989, em Beverly Hills, Califórnia. A decisão abre a possibilidade de liberdade condicional após décadas de prisão perpétua.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último dia 17 de outubro, familiares dos Menendez pediram sua soltura em meio ao interesse renovado pelo caso, impulsionado pela série da Netflix que reconta o crime.

O promotor George Gascón sugeriu reduzir a sentença dos irmãos para “50 anos a prisão perpétua”, o que permitiria que ambos solicitassem liberdade condicional, de acordo com a legislação dos EUA.

“Acredito que eles pagaram sua dívida com a sociedade e o sistema fornece um veículo para que seu caso seja revisado por um conselho de liberdade condicional, e se o conselho concordar com minha avaliação… eles serão liberados de acordo”, disse Gascón numa entrevista coletiva dada nesta quinta.

Um dos advogados dos irmãos afirmou que sua equipe está “esperançosa”. “Somos gratos pelo promotor público ter reconhecido não apenas as contribuições extraordinárias que Erik e Lyle fizeram enquanto estavam na prisão, mas também o papel que o abuso sexual desempenhou em suas ações”, disse o advogado Cliff Gardner à CNN.

Nova sentença

Recentemente, a defesa apresentou novas evidências, incluindo uma carta de Erik a uma prima, reforçando as acusações de abuso. A equipe jurídica solicitou uma reavaliação da sentença, ou “resentencing”, um ajuste que, na lei americana, busca corrigir uma pena inadequada.

Outra evidência foi uma declaração juramentada do ex-membro da boy band Menudo, Roy Rosselló, agenciada por José Menendez. De acordo com o cantor, José o agrediu sexualmente durante a década de 1980.

Promotores de Los Angeles declararam que a justiça atual tem “uma compreensão mais moderna sobre violência sexual” e considera essa perspectiva ao reavaliar o caso dos irmãos Menendez.

Crime

Os irmãos Erik e Lyle Menendez, na época com 18 e 21 anos respectivamente, assassinaram brutalmente os pais Kitty e José Menendez dentro de casa em 1989. O crime chamou a atenção pela violência e pelos desdobramentos judiciais, que incluíram detalhes sobre a vida familiar e os abusos que os irmãos alegaram ter sofrido.

Em 20 de agosto de 1989, José Menendez, um executivo de sucesso na indústria do entretenimento, e sua esposa Kitty foram mortos a tiros dentro de casa. Os irmãos inicialmente negaram envolvimento, mas levantaram suspeitas devido ao seu comportamento após o crime. Os irmãos confessaram os assassinatos durante uma sessão de terapia, e a confissão acabou sendo utilizada como prova.

Durante o julgamento, Lyle e Erik alegaram que sofreram anos de abuso físico e sexual nas mãos do pai, o que teria levado a um estado de terror e medo. A defesa argumentou que o crime foi uma reação ao abuso contínuo e uma tentativa de escapar do controle do pai. Os dois foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de condicional em 1996.

Série de TV

Em 2024, o caso dos irmãos Menendez voltou aos holofotes com a recriação da história pela Netflix na série Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. A produção trouxe Javier Bardem e Chloë Sevigny nos papéis de José e Kitty Menendez, enquanto Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez interpretaram Lyle e Erik.

Além da série, também foi lançado um documentário em que Erik e Lyle puderam narrar a versão dos fatos de dentro da penitenciária. Com a atenção renovada, a opinião pública passou a reavaliar o caso, e até mesmo promotores da Califórnia começaram a considerar a possibilidade de rever a sentença.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui