Dia a dia
Gato morre após suspeita de envenenamento e violência sexual em Linhares
A Polícia Civil informa que o fato será investigado e, até o momento, nenhum suspeito de cometer o crime foi detido
Um gatinho de dois anos morreu após ser vítima de envenenamento e violência sexual no bairro Interlagos, Linhares. Mesmo sob cuidados do veterinário, o animal não resistiu e teve o óbito confirmado na noite de domingo (8).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Joel Dadi Filho, 42 anos, era o tutor de Elvis. No dia 4 de janeiro, o bichano deu uma escapada de casa para uma volta no bairro. Na manhã seguinte, a preocupação teve início, quando os outros gatinhos se reuniram para comer e Elvis não apareceu.
“Ele não tinha o hábito de sair, mas às vezes ele saía para dar uma volta. Eu saí para procurar, mas não o encontrei. Foi às 14 horas que ele apareceu miando no terraço da minha irmã, que dá acesso para a minha casa”, lembrou o tutor.
Joel encontrou o animal muito abatido, sujo de poeira e assustado no terraço da irmã. Após ser resgatado e levado para casa, o animal bebeu muita água e se escondeu embaixo da cama da mãe de Joel – lugar preferido de Elvis.
“Eu deixei ele em baixo da cama para ver se ele acalmava. Apesar de ser um gato bem dócil, nesse dia ele estava extremamente assustado e letárgico. Passou uns 20 minutos, com a ajuda da minha sobrinha, retiramos ele debaixo da cama”, relatou Joel.
Foi aí que as suspeitas de maus-tratos começaram. A sobrinha de Joel viu que o animal estava com as partes íntimas feridas e bem inchada. Eles pegaram o animal e se dirigiram ao veterinário, que apontou a grande possibilidade de violência sexual e envenenamento com remédio humano.
O veterinário prestou os primeiros socorros e fez a internação do animal. Na sexta-feira, o estado de saúde teve piora e precisava de exames, que foram realizados no sábado em Aracruz. No domingo, o felino precisou passar por hemodiálise e precisou ser trazido para uma clínica de Vila Velha.
“Após examinar o Elvis, ao chegar na clínica, o veterinário disse que tinha 90% de chances de ter sido violentado sexualmente. No entanto, a pessoa usou camisinha. E doparam ele com remédio humano, por isso ele estava tão letárgico e foi o que provocou a falência nos rins”, esclareceu o tutor.
Segundo Joel, ao saber que o animal precisava do procedimento, o colocou no carro por volta das 16 horas e foi direto para a clínica em Vila Velha. Como o bichano estava muito inchado, não pôde passar pela hemodiálise, precisou de um procedimento para desinchar. A hemodiálise só foi feita às 10 horas do domingo.
Mesmo após passar por uma hemodiálise, o felino não apresentou melhora nos rins. Foi por volta das 18 horas que teve a primeira parada cardíaca e às 18h10 veio a óbito. Nesta quinta-feira (12), Joel fez um boletim de ocorrência e espera que a Polícia Civil encontre o responsável pelos maus-tratos.
“Fica o sentimento de impotência e de revolta. Não é o primeiro animal que morre no bairro. Eu já perdi uma gata em junho do ano passado e junto com ela achamos outros quatro corpos. Estão envenenando nossos animais e agora essa violência sem tamanho. Eu quero justiça”, pede Joel.
A Polícia Civil informa que o fato será investigado por meio da Divisão Especializada de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Linhares e, até o momento, nenhum suspeito de cometer o crime foi detido. Para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada.
A PCES destaca que a população pode auxiliar na investigação por meio do telefone 181. O Disque-Denúncia é uma ferramenta segura, onde não é necessário se identificar para denunciar. Todas as informações recebidas são investigadas. As informações ao Disque-Denúncia ainda podem ser enviadas por meio do site, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas.
Ver essa foto no Instagram
ELVIS FOI O PRIMEIRO GATO DE JOEL
Há dois anos, Elvis chegou a casa de Joel, ainda muito assustado e arredio, mas logo a adoção se tornou a melhor escolha do tutor. Desde então, o amor por animais só cresceu, e outros três gatinhos vieram encher a casa de alegria. No entanto, ainda no ano passado, a primeira perda aconteceu, uma das gatinhas foi envenenada. E, agora, Joel teve que se despedir do Elvis, seu primeiro amor.
