Dia a dia
Fumaça de queimada do Pantanal pode chegar ao Espírito Santo
Com tendência de deslocamento da fuligem até a África, passando pela Sudeste, efeitos da queimada no Pantanal podem atingir o estado de forma leve
A região do Pantanal enfrenta neste mês de setembro uma das piores queimadas da história, o que fez o governo do Mato Grosso do Sul decretar estado de emergência. Efeitos da fumaça do incêndio que tem ameaçado a biodiversidade da região tem sido sentidos por moradores de São Paulo e Minas Gerais, mas será que pode chegar ao Espírito Santo? Segundo especialistas, a fumaça e partículas podem chegar, mas pode ser de forma leve.
Segundo o doutor em Biologia e coordenador geral do Instituto Herpeto Capixaba, Thiago Silva-Soares, como há estimativas de que a fumaça do Pantanal chegue até a África, é possível que atinja o Espírito Santo pelas correntes de ar e isso traga alguns impactos para o estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A fumaça por si, tampando o sol e poluindo o ar, já é um impacto. E, se chover, pode trazer o material particulado (cinzas) que está nas nuvens de fumaça em forma de chuva negra”, explica. Em São Paulo, inclusive, está prevista uma “chuva negra”, ou seja, com fuligem entre esta sexta-feira (18) e domingo (20).
De acordo com a meteorologista do Climatempo Fabiana Weykamp, a fumaça e as partículas de queimadas não chegam de forma consistente no Espírito SAnto. A circulação é mais favorável para São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. “No Espírito Santo, se chegar pode ser só em concentrações muito pequenas que não deve ser perceptível como nas áreas mencionadas acima”, afirma a meteorologista.
