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Dia a dia

Ferrovia pode estimular turismo no Espírito Santo

Governo defende que nova estrada de ferro tenha pelo menos um vagão de passageiros até Anchieta

Publicado

em

Estação Pedro Nolasco, em Cariacica

Ferrovia pode estimular o turismo no Estado. Chico Guedes

Mais próximo de sair do papel, o novo ramal ferroviária ligando Vitória ao Rio de Janeiro, a EF-118, pode estimular o turismo no Espírito Santo a partir do transporte de passageiros. Essa é a expectativa do governo do estado com o prolongamento da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas).

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A proposta é a construção de um ramal ligando Cariacica a Anchieta, seguindo até o Rio de Janeiro. “Ter um vagão de passageiros é algo que vamos pleitear, pelo menos até Anchieta. Temos o turismo forte em Guarapari e o circuito religioso em Anchieta, que podem ser beneficiados pela ferrovia”, disse o secretário de estado de Desenvolvimento, Heber Resende.

No projeto inicial de 2014, o trajeto proposto incluía, ainda, um traçado passando por Cariacica, Viana, Vila Velha, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Presidente Kennedy. De acordo com o secretário, a ferrovia, com previsão para começar a ser construída até 2021, deve ficar pronta em três anos.

Resende contou que, além do transporte de minério, a malha ferroviária tem potencial para transporte de combustíveis, produtos agrícolas, cimento e até rochas.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o Juninho, defende um novo traçado da ferrovia dentro do município. A ideia é levar desenvolvimento para a região de Nova Campo Grande, em direção a Viana. “Parte da atual ferrovia está em uma zona conturbada e pensamos que o aumento da malha pode proporcionar até uma extensão da mobilidade entre Cariacica e Grande Vitória, utilizando o trem de passageiros na mobilidade, ligando o terminal de Campo Grande até a região de Paul, em Vila Velha, por exemplo”.

Na semana passada, a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) aprovou a prorrogação da concessão da EFVM para a Vale, que opera a ferrovia. Segundo a ANTT, a obra de Cariacica até Anchieta tem previsão no contrato e será executada com os recursos adicionais (parte proveniente da outorga), mas esse valor não foi divulgado.

Durante audiência pública no Senado, ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a importância da expansão da malha ferroviária no país e disse que pretende fazer isso também com a participação da iniciativa privada.

“Vamos fazer uma extensão da Vitória a Minas, ligando Cariacica até Anchieta. Esse é um trecho importante, pois a Vale deixa de operar mineroduto e passa a transportar minério por ferrovia, usando as pelotizadoras e o Porto de Ubu (da Samarco), que hoje estão ociosos”, disse aos senadores.

A Vale informou que a ANTT aprovou os relatórios da prorrogação de suas concessões ferroviárias e que esse processo será analisado ainda pelo Ministério de Infraestrutura e pelo Tribunal de Contas da União. Após as aprovações dos órgãos, a proposta será submetida ao Conselho de Administração da Vale.