Dia a dia
Ferrovia pode estimular turismo no Espírito Santo
Governo defende que nova estrada de ferro tenha pelo menos um vagão de passageiros até Anchieta

Ferrovia pode estimular o turismo no Estado. Chico Guedes
Mais próximo de sair do papel, o novo ramal ferroviária ligando Vitória ao Rio de Janeiro, a EF-118, pode estimular o turismo no Espírito Santo a partir do transporte de passageiros. Essa é a expectativa do governo do estado com o prolongamento da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas).
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A proposta é a construção de um ramal ligando Cariacica a Anchieta, seguindo até o Rio de Janeiro. “Ter um vagão de passageiros é algo que vamos pleitear, pelo menos até Anchieta. Temos o turismo forte em Guarapari e o circuito religioso em Anchieta, que podem ser beneficiados pela ferrovia”, disse o secretário de estado de Desenvolvimento, Heber Resende.
No projeto inicial de 2014, o trajeto proposto incluía, ainda, um traçado passando por Cariacica, Viana, Vila Velha, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Presidente Kennedy. De acordo com o secretário, a ferrovia, com previsão para começar a ser construída até 2021, deve ficar pronta em três anos.
Resende contou que, além do transporte de minério, a malha ferroviária tem potencial para transporte de combustíveis, produtos agrícolas, cimento e até rochas.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o Juninho, defende um novo traçado da ferrovia dentro do município. A ideia é levar desenvolvimento para a região de Nova Campo Grande, em direção a Viana. “Parte da atual ferrovia está em uma zona conturbada e pensamos que o aumento da malha pode proporcionar até uma extensão da mobilidade entre Cariacica e Grande Vitória, utilizando o trem de passageiros na mobilidade, ligando o terminal de Campo Grande até a região de Paul, em Vila Velha, por exemplo”.
Na semana passada, a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) aprovou a prorrogação da concessão da EFVM para a Vale, que opera a ferrovia. Segundo a ANTT, a obra de Cariacica até Anchieta tem previsão no contrato e será executada com os recursos adicionais (parte proveniente da outorga), mas esse valor não foi divulgado.
Durante audiência pública no Senado, ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a importância da expansão da malha ferroviária no país e disse que pretende fazer isso também com a participação da iniciativa privada.
“Vamos fazer uma extensão da Vitória a Minas, ligando Cariacica até Anchieta. Esse é um trecho importante, pois a Vale deixa de operar mineroduto e passa a transportar minério por ferrovia, usando as pelotizadoras e o Porto de Ubu (da Samarco), que hoje estão ociosos”, disse aos senadores.
A Vale informou que a ANTT aprovou os relatórios da prorrogação de suas concessões ferroviárias e que esse processo será analisado ainda pelo Ministério de Infraestrutura e pelo Tribunal de Contas da União. Após as aprovações dos órgãos, a proposta será submetida ao Conselho de Administração da Vale.
