fbpx

Dia a dia

Estocar comida em períodos de emergência viraliza no TikTok

Esse costume, que já faz parte da vida dos norte-americanos há décadas, agora viralizou e virou tendência no Brasil

Publicado

em

Armazenamento doméstico para emergência

Armazenamento doméstico para emergência. Foto: Divulgação

Já ouviu falar nas chamadas “comidas de emergência”? Esse costume, que já faz parte da vida dos norte-americanos há décadas, agora viralizou e virou tendência no Brasil. Em vídeos, tiktokers brasileiros mostram seus abundantes estoques de comida e ensinam a armazenar alimentos. Os motivos são variados e vão desde uma nova pandemia e medo de desemprego até preocupações com o cenário político ou um possível apocalipse.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

@familiadailha Respondendo a @Izabela armazenando arroz da forma correta 🍚✅ #armazenamento #criseglobal #apagao #arroz #sobrevivencia #estoque #sobrevivente #estocandoalimentos #apocalipse ♬ som original – Agnes Antunes

No Brasil, os conteúdos fazem parte da bolha do sobrevivencialismo, um estilo de vida que leva em conta técnicas e saberes que podem ajudar uma pessoa a sobreviver num cenário catastrófico ou de adversidades.

A Agnes Antunes usa as redes sociais para ensinar a maneira correta de armazenar alimentos por longos períodos. Em vídeos, a jovem mostra até como fazer um fogareiro caseiro com vela, papelão e lata. Recentemente, comprou um fogão a lenha portátil que pode ser útil em acampamentos, apagão ou “tempos difíceis”.

A Carla Friedrichs é moradora do Rio Grande do Sul. Ela usou o TikTok para lembrar que há muito tempo alerta sobre a importância para se preparar para “tempos difíceis” e conclui que “eles chegaram”, principalmente para o gaúchos.

“Você conseguiria ficar na sua casa por pelo menos três meses sem precisar sair para buscar alimento, água ou qualquer mantimento? Pois então, eu estou sempre falando aqui sobre armazenamento doméstico. Sempre falando sobre a importância de guardar alimentos, produtos de limpeza e armazenar água. De estar preparado para cozinhar seus alimentos na falta de energia elétrica ou gás de cozinha. O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública. A cidade foi invadida pela água”, pontuou Carla.

Ainda segundo a tiktoker, as pessoas precisam estar preparadas para catástrofes naturais, uma vez que o armazenamento doméstico pode garantir a sobrevivência das famílias em períodos de escassez.

VEJA O VÍDEO

@dannyfriedrichs os dias difíceis chegaram #diasdificeis #armazenamento #sabedoria #altadospreços #enchente#portoalegre #ajudariograndedosul #atenção #sobrevivencialismo #cuidado ♬ Silent Track 3 Minutes – Sleep Sounds

No Brasil, os estoques emergenciais passaram a tomar contas do YouTube e do TikTok com mais força, ao menos, desde 2023. A maioria desses vídeos são produzidos por mulheres. Os homens lideram ao ensinar outros aspectos do sobrevivencialismo, como caça, acampamento e construção de bunkers.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui