fbpx

Dia a dia

Espírito Santo vai construir maior usina de dessalinização do país

Cesan aposta em usina de dessalinização, entre Guarapari e Anchieta, para converter água do mar em potável e solucionar o desafio da escassez hídrica

Publicado

em

Usina de dessalinização

Usina de dessalinização. Foto: FreePik

A Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan) quer investir em uma usina de dessalinização, entre Guarapari e Anchieta, que promete ser a maior do país para converter água do mar em potável. O objetivo é oferecer fonte alternativa para os municípios capixabas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A previsão é de que o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) seja encerrado em setembro. O PMI é o chamamento público para que empresas possam apresentar estudo de viabilidade e levantamento de dados sobre o projeto em questão.

> Saiba onde vai faltar água neste sábado no Espírito Santo

“Através de uma parceria com a iniciativa privada, será construída a maior usina de dessalinização do país. Hoje, a maior usina em construção está no Ceará, mas a do Espírito Santo será ainda maior”, garantiu diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira.

O vencedor da licitação do leilão futuro na B3 terá a oportunidade de decidir o local de instalação entre Guarapari e Vila Velha, em colaboração com da Cesan. A região foi escolhida devido a necessidade de Vila Velha e Guarapari por novas fontes de água para suportar o crescimento imobiliário e populacional.

“Ela terá uma capacidade de produção de 12 litros por segundo, o que equivale a abastecer uma população de até 600.000 pessoas. Estamos criando uma fonte adicional de água para mais 600.000 pessoas. Tudo isso tem como único objetivo combater a crise hídrica e resolver definitivamente o problema de falta d’água no estado”, frisou Abud.

O diretor-presidente da Cesan destacou que essa usina de dessalinização complementa outras iniciativas, como as usinas de reuso, a construção da barragem do Jucu e modernas estações automatizadas de tratamento de água. Ele enfatizou que essas medidas combinadas têm o potencial de solucionar o desafio da escassez hídrica.

ASSISTA A ENTREVISTA


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui