fbpx

Dia a dia

Dicas e cuidados sobre exercício físico na infância

Para terem uma vida saudável, as crianças precisam de uma rotina ativa, movimentando o corpo com brincadeiras e a interação com outras crianças

Publicado

em

Miguel com pesos durante o treino. A professora segurando o bebê

Miguel Baptista Murad com pesos durante o treino. Foto: Arquivo Pessoal

As crianças costumam ser cheias de energia para gastar, e a prática de atividades físicas é um hábito saudável que devemos manter por toda a vida. Entretanto, para as crianças, a atividade física vai além da saúde. Ela é decisiva no desenvolvimento e na formação deste ser humano. Nessa fase da vida, a atividade física auxilia no desenvolvimento físico, psicológico e social.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A educadora física Ramony Marrane alerta que o exercício físico é importante em todas as fases da vida, até mesmo na infância, mas cada idade e indivíduo devem ser direcionados a uma atividade que seja própria ao seu ritmo de crescimento. E é necessário ter atenção aos profissionais que vão acompanhar os filhos, para que não haja prejuízos em vez de benefícios.

> Vitória abre primeira Vila de Páscoa nesta sexta. Veja programação

“Não é possível pré-estabelecer uma faixa etária ou uma modalidade que seja ideal. Tudo vai de acordo com os sinais de amadurecimento da criança. Tem criança de 1 ano que fala e outras de 2 anos que não. Da mesma forma, cada um também tem seu tempo para aprender a falar. E os pais devem observar seus filhos antes de matriculá-los em qualquer atividade”, pontua.

Ainda segundo a educadora física, para terem uma vida saudável, as crianças precisam de uma rotina ativa, movimentando o corpo com brincadeiras e a interação com outras crianças. Além de ser bom para a saúde, tem que ser uma receita de diversão. Atualmente, o que não faltam são opções para os pequenos se exercitarem, mas os pais devem ficar atentos aos profissionais que acompanham seus filhos.

> Noripurum EV: remédio para anemia está em falta nas farmácias do ES

“Quando escolher um local para matricular seu filho ou um profissional, você deve ter atenção se são pessoas capacitadas para a tarefa. Não basta moldar o exercício para os pequenos. Eles precisam de atenção especial, aparelhos e cargas ajustadas ao tamanho e necessidade. O profissional que vai prescrever um treino para criança tem que ter atenção até mesmo no vocabulário. Também vale lembrar que a atividade tem que ser lúdica independente do tipo de treinamento. A criança tem que sair de lá feliz”, pontua Ramony.

A educadora enfatiza a importância de inserir a criança em um ambiente voltado para sua faixa etária ou destinado aos pequenos. Nestes locais, os riscos de lesões, sobrecarga e de um ambiente inadequado são menores. O profissional estará preparado para lidar com a criança como tal, tornando até mesmo a cobrança dos resultados do treino mais lúdica. A chave para o sucesso dos pais e mães é contar com um bom profissional, evitando o overtraining e o estresse para a criança.

EXERCÍCIO FÍSICO PARA BEBÊS

Miguel durante o exercício físico com bolhas de sabão na Little Gym Vitória

Miguel brincando com bolinha de sabão. Foto Arquivo Pessoal

Após recomendação da pediatra, Camila Baptista matriculou o pequeno Miguel Baptista Murad quando ainda tinha 9 meses no The Little Gym Vitória. Como ele ainda não vai para a creche, o centro de desenvolvimento físico se tornou um local onde ele interage com outras crianças e ainda faz exercício físico.

“Quando me falaram sobre academia infantil, achei meio bobagem, já que meu bebê era muito pequeno, mas tem sido muito bacana. Ele adora. Tem atividades físicas, música e brincadeiras. Em casa ficamos mais limitados em termos de atividades para fazer com ele. Lá eles têm repertório. Fora que ajuda no desenvolvimento dele, uma vez que está na fase de engatinhar”, comenta Camila.

THE LITTLE GYM

O The Little Gym Vitória é um centro de desenvolvimento físico e de aprendizagem experiencial para crianças de 4 meses até 12 anos de idade. Eles promovem atividades que criam oportunidades para as crianças desenvolverem a autoconfiança e autonomia. Também têm atividades para pais e filhos (até 3 anos) e atividades motoras, como ginástica artística para crianças até 12 anos.

É um espaço totalmente adaptado, com equipamentos e planejamento de aulas específicas para cada faixa etária. Os programas levam as crianças a um melhor desenvolvimento cognitivo, físico e social, trabalhando o equilíbrio, a coragem e a força.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui