fbpx

Dia a dia

Dengue: ES já registra 50 mortes e mais de 118 mil notificações

Desse total de notificações, 67.651 já foram confirmados e outros 27.801 seguem em investigação

Publicado

em

Aedes aegypti. Foto: FreePik

Aedes aegypti. Foto: FreePik

Os casos de dengue dispararam no Espírito Santo neste ano. Desde janeiro até esta sexta-feira (12), foram notificados 118.048 casos da doença. Desse total, 67.651 já foram confirmados e outros 27.801 seguem em investigação. Neste ano, já são 50 mortes registradas. Os dados estão disponíveis no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Foram contabilizados ainda 8.676 possíveis casos de chikungunya, onde 1.416 foram confirmados e 3.437 estão em investigação. Apenas um óbito foi confirmado até esta sexta-feira. Quanto aos casos de Zika, foram registrados 7.166 notificações em 2023, sendo 493 confirmados e 3.900 em investigação.

Diante do cenário atual vivenciado pelo estado de epidemia de dengue, e também da crescente de casos notificados das demais arboviroses, como chikungunya e zika, a Secretaria da Saúde reitera os cuidados no sentido de se manter vigilante quanto aos sinais e sintomas para iniciar a hidratação, além da importância de procurar o serviço de saúde.

Para evitar a transmissão da dengue, é importante não deixar água parada. Para evitar as picadas, é possível colocar redes nas janelas, vestir roupas com mangas compridas nas áreas de risco e usar repelente. Entre os sintomas estão dor de cabeça e atrás dos olhos, nos ossos e articulações, falta de apetite, febre, “moleza” no corpo e, nos casos de dengue hemorrágica, pode haver dificuldade de respiração, pulso fraco e dores abdominais.