Dia a dia
Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF
Ele será o ministro mais jovem a tomar posse. Mandato irá até 2050, quando ele completar 75 anos
Nesta quinta-feira (3), o ministro Cristiano Zanin tomou posse como novo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma cerimônia solene na Corte. Ele foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ministra Rosa Weber presidiu a cerimônia, que contou com a presença de Lula, dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República.
Durante a solenidade, Zanin prestou juramento de cumprir fielmente a Constituição. Em seguida, após a leitura do termo de posse pelo diretor-geral do STF, o novo ministro assinou o documento e foi declarado oficialmente empossado pela presidente do tribunal.
Ao assumir o cargo, o novo ministro se deparará com um acervo de 520 processos, um dos menores entre os gabinetes da Corte. Essas ações e recursos são herdados do ex-ministro Lewandowski.
Com sua entrada em atividade, Zanin passará a participar da distribuição dos processos que chegam ao tribunal. Ele poderá assumir casos através de sorteio ou por prevenção, quando seu gabinete já possuir uma ação ou recurso relacionado ao novo processo em questão.
Após tomar posse, ele ficará responsável pela relatoria de ações de grande repercussão social e econômica. A maioria desses processos envolverá temas relacionados ao Direito Administrativo e Direito Público, além de casos tributários.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui