fbpx

Dia a dia

Copo Stanley e dinheiro queimado: alunos do ES viralizam com experimentos

Os estudantes fazem parte do projeto Ifes Ciências do campus de Cachoeiro de Itapemirim e já acumulam mais de 13 milhões de visualizações

Publicado

em

Estudantes fazem parte de um projeto do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Reprodução/Instagram

Estudantes fazem parte de um projeto do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Reprodução/Instagram

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo do campus de Cachoeiro de Itapemirim estão chamando atenção na internet com publicações que ensinam ciências de maneira simples por meio das redes sociais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O vídeo que mais viralizou foi o de partir o copo Stanley ao meio para saber o que tem dentro do objeto. A publicação, que foi feita na última sexta-feira (25), conta com mais de 8,3 milhões de visualizações no Instagram. No vídeo, a aluna mostra o que há dentro do copo, e para a surpresa de muitos, não há nada.

“Hora da verdade, e sabe o que tem aqui dentro? Nada. Literalmente nada. Mas calma aí, quando eu falo nada, é literalmente nada porque agora aqui está cheio de ar, mas antes existia um vácuo aqui dentro”, explica a aluna no vídeo.

Também viralizou

As experiências vão além do copo Stanley. Em um outro vídeo, um aluno mostra uma nota de R$ 2 sendo queimada, mas ficando intacta. Na gravação, ele explica a maneira em que a água consegue proteger a nota do calor da chama.

Outros vídeos também chamaram atenção. Em um outro, que acumula mais de 2,5 milhões de visualizações, um aluno mostra um desafio relacionado à gravidade. Com um pote de água e um pedaço de papelão, ele dá uma aula sobre pressão atmosférica de maneira simples e que todo mundo consegue entender.

Os vídeos começaram a ser publicados em setembro e a página @ifesciencia já tem 159 mil seguidores e 13 milhões de visualizações no perfil. Todos os alunos participantes são bolsistas do projeto que ensina e mostra curiosidades científicas nas segundas, quartas e sextas pelas redes sociais.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui